Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Israel Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-05T20:29:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-05T20:29:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE INEQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS POR ATIVIDADE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712998 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresenta-se os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de matemática sobre o ensino de Inequação Trigonométrica. Foi estabelecido como questão de pesquisa: Quais efeitos uma sequência didática por atividades tem sobre a aprendizagem de Inequação Trigonométrica? Como objetivo geral buscou-se analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades sobre a aprendizagem de Inequação Trigonométrica. Para responder a essa questão e alcançar o objetivo pretendido, adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, composta por fases de análises prévias, construção e análise, experimentação, análise a posteriori e validação. Nas análises prévias constatou-se, por meio da revisão de estudos, que existe uma carência de pesquisas relacionas diretamente ao objeto matemático Inequação Trigonométrica e seu ensino, mas que apesar disso para o ensino de trigonometria de maneira geral há muitas experiências com uso de nova tecnologias e metodologias de ensino que inspiraram a construção do produto educacional desta pesquisa. Sequência didática construída constou de 4 atividades elaboradas conforme os momentos de execução, registro, análise e institucionalização do Ensino por atividades e que envolveram diferentes formas de representar inequação seno, cosseno e tangente. O produto em questão foi experimentado em uma turma do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino em Imperatriz-MA. Os resultados dos dados coletados por meio dos registros escritos dos sujeitos e da comparação de pré-teste e pós-teste levaram a concluir que o produto teve efeitos positivos sobre a aprendizagem e que possibilitou a mobilização de diferentes atividades cognitivas relacionadas aos registros de representações semiótica e que os objetivos dos momentos do Ensino por Atividades foram alcançados, mas com poucos registros da análise e institucionalização, tendo em vista que a modalidade virtual de ensino durante o período da pandemia por COVID-19, quando aconteceu a experimentação, limitou a interação, feedback e coleta de dados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3412 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inequações trigonométricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividade | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação - O ENSINO DE INEQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS POR ATIVIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Israel Costa Lima - DISSERTAÇÃO.pdf | 3.41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/712998/1/Israel Costa Lima - DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: