Dissertação - O ENSINO DE INEQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS POR ATIVIDADE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Israel Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-05T20:29:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-05T20:29:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE INEQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS POR ATIVIDADEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/712998-
Resumo: dc.description.abstractApresenta-se os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de matemática sobre o ensino de Inequação Trigonométrica. Foi estabelecido como questão de pesquisa: Quais efeitos uma sequência didática por atividades tem sobre a aprendizagem de Inequação Trigonométrica? Como objetivo geral buscou-se analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades sobre a aprendizagem de Inequação Trigonométrica. Para responder a essa questão e alcançar o objetivo pretendido, adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, composta por fases de análises prévias, construção e análise, experimentação, análise a posteriori e validação. Nas análises prévias constatou-se, por meio da revisão de estudos, que existe uma carência de pesquisas relacionas diretamente ao objeto matemático Inequação Trigonométrica e seu ensino, mas que apesar disso para o ensino de trigonometria de maneira geral há muitas experiências com uso de nova tecnologias e metodologias de ensino que inspiraram a construção do produto educacional desta pesquisa. Sequência didática construída constou de 4 atividades elaboradas conforme os momentos de execução, registro, análise e institucionalização do Ensino por atividades e que envolveram diferentes formas de representar inequação seno, cosseno e tangente. O produto em questão foi experimentado em uma turma do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino em Imperatriz-MA. Os resultados dos dados coletados por meio dos registros escritos dos sujeitos e da comparação de pré-teste e pós-teste levaram a concluir que o produto teve efeitos positivos sobre a aprendizagem e que possibilitou a mobilização de diferentes atividades cognitivas relacionadas aos registros de representações semiótica e que os objetivos dos momentos do Ensino por Atividades foram alcançados, mas com poucos registros da análise e institucionalização, tendo em vista que a modalidade virtual de ensino durante o período da pandemia por COVID-19, quando aconteceu a experimentação, limitou a interação, feedback e coleta de dados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3412pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInequações trigonométricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadept_BR
Título: dc.titleDissertação - O ENSINO DE INEQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS POR ATIVIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais