A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ATIVIDADE DOCENTE EM UMA PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAGUNG, Karinna Maria Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, Oscar Luiz Teixeira de-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T22:52:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T22:52:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-27-
identificador: dc.identifier.otherMECM_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_GD MATEMÁTICA Nº 76_KARINNA MARIA DIAS PAGUINGpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707340-
Resumo: dc.description.abstractEste guia, produto educacional de nossa pesquisa de Mestrado, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do IFES, realizada entre os anos de 2020 a 2022, é destinado a você, profissional da área de educação, que almeja desenvolver práticas diferenciadas e inovadoras de ensino da Matemática, a fim de oportunizar no ambiente educacional, momentos de aprendizagem que promovam a reflexão, a investigação, o desenvolvimento do senso crítico, a partir de situações-problemas que estão inseridas no universo de nossos estudantes, aproximando o contexto real da sala de aula e contribuindo para um processo de ensino aprendizagem mais democrático, dinâmico e com significado aos nossos alunos, além de auxiliar o professor, dando suporte a sua prática pedagógica. Neste guia, você, professor, encontrará atividades de Modelagem Matemática, segundo a concepção de Barbosa (2001), compreendida como um ambiente de aprendizagem no qual os estudantes são conduzidos a investigar diferentes situações provenientes da realidade. As atividades foram desenvolvidas por três professores de Matemática, envolvendo alunos do 7° ao 9° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada em Guarapari, Espírito Santo. Além disso, apresentamos os conhecimentos que foram mobilizados pelos professores que estão vinculados à atividade de modelagem matemática, defendidos por Skovsmose ( 2001). O guia foi organizado aproximando teoria e prática, associando os objetos de conhecimento previstos no currículo do ano em que o professor quiser trabalhar, com os recursos disponíveis em sua sala de aula. Esperamos que esse guia seja uma ferramenta útil aos professores em sala de aula, e que possam unir a experiência presente no contexto social aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando tornar os alunos, agentes transformadores da sua realidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.03 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento; Modelagem Matemática; Perspectiva Sociocrítica.pt_BR
Título: dc.titleA MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ATIVIDADE DOCENTE EM UMA PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons