Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PAGUNG, Karinna Maria Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, Oscar Luiz Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:52:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:52:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | MECM_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_GD MATEMÁTICA Nº 76_KARINNA MARIA DIAS PAGUING | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707340 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia, produto educacional de nossa pesquisa de Mestrado, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do IFES, realizada entre os anos de 2020 a 2022, é destinado a você, profissional da área de educação, que almeja desenvolver práticas diferenciadas e inovadoras de ensino da Matemática, a fim de oportunizar no ambiente educacional, momentos de aprendizagem que promovam a reflexão, a investigação, o desenvolvimento do senso crítico, a partir de situações-problemas que estão inseridas no universo de nossos estudantes, aproximando o contexto real da sala de aula e contribuindo para um processo de ensino aprendizagem mais democrático, dinâmico e com significado aos nossos alunos, além de auxiliar o professor, dando suporte a sua prática pedagógica. Neste guia, você, professor, encontrará atividades de Modelagem Matemática, segundo a concepção de Barbosa (2001), compreendida como um ambiente de aprendizagem no qual os estudantes são conduzidos a investigar diferentes situações provenientes da realidade. As atividades foram desenvolvidas por três professores de Matemática, envolvendo alunos do 7° ao 9° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada em Guarapari, Espírito Santo. Além disso, apresentamos os conhecimentos que foram mobilizados pelos professores que estão vinculados à atividade de modelagem matemática, defendidos por Skovsmose ( 2001). O guia foi organizado aproximando teoria e prática, associando os objetos de conhecimento previstos no currículo do ano em que o professor quiser trabalhar, com os recursos disponíveis em sua sala de aula. Esperamos que esse guia seja uma ferramenta útil aos professores em sala de aula, e que possam unir a experiência presente no contexto social aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando tornar os alunos, agentes transformadores da sua realidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.03 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento; Modelagem Matemática; Perspectiva Sociocrítica. | pt_BR |
Título: dc.title | A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ATIVIDADE DOCENTE EM UMA PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons