Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
Autor(es): dc.contributor | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
Autor(es): dc.contributor | Stremel, Silvana | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, João Amadeus Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marcos Vinícius Faian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:21:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:21:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707229 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze the changes present in the curriculum documents adopted by schools in the municipal network of Curitiba in the last thirty years, especially those related to Science Teaching in the early years, with a focus on Physics contents. This is qualitative research of the documentary type, and the material evaluated corresponds to the following documents: the Basic Curriculum of Public Schools in the State of Paraná (1990), the National Curriculum Parameters – teaching from 1st to 4th grades (1997) and the Curriculum of Elementary School of Curitiba (2016). For data analysis, the Discursive Textual Analysis methodology was used to construct the analysis categories. As a result, it was observed that the knowledge of Physics is present in the three documents, but they gain greater emphasis and articulation with interdisciplinary approaches in the most recent documents. Furthermore, it was possible to understand the contribution of the historical context in the construction of curricula and to identify the curricular theories that permeate each document. It is concluded that it is necessary to improve the initial and continuing education of teachers who work in the initial grades of elementary school, só that they can also address Physics in the body of knowledge in Natural Sciences. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças presentes nos documentos curriculares adotados pelas escolas da rede municipal de Curitiba nos últimos trinta anos, especialmente aquelas relacionadas ao Ensino de Ciências nos anos iniciais, com enfoque em conteúdos de Física. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, sendo o material avaliado correspondente aos seguintes documentos: o Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (1990), os Parâmetros Curriculares Nacionais – ensino de primeira à quarta série (1997) e o Currículo do Ensino Fundamental de Curitiba (2016). Para análise dos dados, foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva para a construção das categorias de análise. Como resultados, observou-se que conhecimentos da Física estão presentes nos três documentos, mas ganham maior ênfase e articulação com abordagens interdisciplinares nos documentos mais recentes. Ainda, foi possível compreender a contribuição do contexto histórico na construção dos currículos e identificar as teorias curriculares que permeiam cada documento. Conclui-se que é preciso aprimorar a formação inicial e continuada de professores que trabalham com as séries iniciais do ensino fundamental, para que tenham condições de abordar também a Física no conjunto dos conhecimentos das Ciências da Natureza. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | A Física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de documentos curriculares orientadores da rede municipal de ensino de Curitiba | - |
Título: dc.title | Physics in the early years of elementary education: an analysis of curriculum documents guidelines of the Curitiba municipal education network | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: