Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Tessaro, Dineia | - |
Autor(es): dc.contributor | Micuanski, Viviane Cavaler | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Saionara dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:21:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:21:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29139 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707169 | - |
Descrição: dc.description | This work had the theme of conducting a research, with the objective of evaluating the importance of using didactic games as a pedagogical resource in Science classes. The research was carried out in the city of Soledade, in the state of Rio Grande do Sul, with the application of a questionnaire to science teachers from 14 schools of the municipal education network. The research was qualitative, applied and interpretative in nature. The ludic shows it self as an important practice in the teaching-learning process of the students. The ludic activities are important methodological tools in the acquisition of scientific knowledge, contribute to the improvement of social attitudes that involve the respect to the colleague, the rules of the game, cooperation, as well as personal initiative. It was verified, through the research, how the elementary school teachers see the practice of play activities in the teaching-learning process. In this way, it was noticed that teachers consider teaching games an important pedagogical tool, but they do not use them very often. It was also observed that many routine methods are still used, traditional strategies and few differentiated and motivating methodologies. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a realização de uma pesquisa, com o objetivo de avaliar a importância de usar os jogos didáticos como recurso pedagógico, nas aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada no município de Soledade, no estado do Rio Grande do Sul, com aplicação de um questionário a professores de Ciências de 14 escolas da rede municipal de ensino. A pesquisa foi de caráter qualitativo, aplicada e de cunho interpretativo. O lúdico mostra-se como uma importante prática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. As atividades lúdicas são ferramentas metodológicas importantes na aquisição de conhecimentos científicos, contribuem para a melhoria de atitudes sociais que envolvem o respeito ao colega, às regras do jogo, cooperação, bem como a iniciativa pessoal. Verificou-se, através da pesquisa, como os professores do ensino fundamental veem a prática de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, percebeu-se que os professores consideram os jogos didáticos uma importante ferramenta pedagógica, porém não os utilizam com muita frequência. Constatou-se também, que ainda são utilizados muitos métodos rotineiros, estratégias tradicionais e poucas metodologias diferenciadas e motivadoras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: