Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, David da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Armando Paulo da | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Pulcinelli, Maria Carolina Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:21:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:21:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28535 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707159 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work was the documental analysis on teacher education from 2010 to 2021. The initial question was “Where and how does continuing education take place? Is there continuous training aimed only at teachers who teach the subject of mathematics?”. Thus, the database used was the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. For a better foundation, the research begins by addressing initial training, continuing education and its challenges, and soon after, the document analysis is carried out. There were seven (7) works analyzed from 2010 to 2014 and six (6) works from 2015 to 2021. The established chronological order was due to the fact that before 2015, there were other National Curriculum Guidelines and as of 2015, the Opinion and Resolution 02/2015 will then be valid. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi a análise documental sobre a formação continuada docente na escola no período de 2010 a 2021. A base de dados utilizada, foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Inicia-se abordando sobre a formação inicial, formação continuada e seus desafios, e logo após, a análise documental é realizada. Foram sete trabalhos analisados no período de 2010 a 2014 e seis trabalhos no período de 2015 a 2021. Como resultados, os cursos ofertados nem sempre atendem as demandas dos professores. Nota-se que ainda é preciso mais formações que vão de encontro com os problemas encontrados em sala de aula. No entanto, é de extrema importância cursos de formação continuada para professores que lecionam a disciplina de Matemática, pois, dentre todos os trabalhos analisados nesta pesquisa, nenhum foi direcionado a esses docentes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child rearing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Formação continuada na escola (2010 a 2021) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: