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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cândido, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Leludak, Jorge Assade | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Lilian Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Cândido, Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Rempel, Lucas Starium | - |
Autor(es): dc.creator | Jordão, Victor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:21:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:21:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27846 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707156 | - |
Descrição: dc.description | People who are deaf or hard of hearing often find it difficult to maintain their studies on universities for a variety of reasons, the main ones being the lack of availability of qualified interpreters and an intrinsic lack of training for teachers. Equating learning disabilities for students is a goal to be achieved as it promotes social inclusion and enforces the federal law 13.146 of 2015, which ensures quality education for such a public. To shorten the communication gap between the hearing teacher and the deaf student, the same law suggests that assistive technologies be created and fostered, thus promoting social inclusion. | - |
Descrição: dc.description | A pessoa surda, ou que tenha alguma deficiência auditiva, muitas vezes encontra dificuldade de manter seus estudos nas universidades por diversos motivos, sendo os principais a carência na disponibilidade de intérpretes qualificados e uma falta intrínseca de treinamento para os docentes. A equiparação das dificuldades de aprendizado para os discentes é uma meta a ser atingida, pois promove a inclusão social e faz cumprir a lei federal 13.146 de 2015, que garante a educação a tal público. Para encurtar as distâncias de comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo, a mesma lei sugere que sejam criadas e fomentadas tecnologias assistivas, e assim promover a inclusão social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Graduação em Engenharia de Controle e Automação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Tecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR | - |
Título: dc.title | Assistive technology in the university environment: a solution for deaf and hearing deficiency students - case UTFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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