Tecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCândido, Roberto-
Autor(es): dc.contributorLeludak, Jorge Assade-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Lilian Moreira-
Autor(es): dc.contributorCândido, Roberto-
Autor(es): dc.creatorRempel, Lucas Starium-
Autor(es): dc.creatorJordão, Victor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:21:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:21:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27846-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707156-
Descrição: dc.descriptionPeople who are deaf or hard of hearing often find it difficult to maintain their studies on universities for a variety of reasons, the main ones being the lack of availability of qualified interpreters and an intrinsic lack of training for teachers. Equating learning disabilities for students is a goal to be achieved as it promotes social inclusion and enforces the federal law 13.146 of 2015, which ensures quality education for such a public. To shorten the communication gap between the hearing teacher and the deaf student, the same law suggests that assistive technologies be created and fostered, thus promoting social inclusion.-
Descrição: dc.descriptionA pessoa surda, ou que tenha alguma deficiência auditiva, muitas vezes encontra dificuldade de manter seus estudos nas universidades por diversos motivos, sendo os principais a carência na disponibilidade de intérpretes qualificados e uma falta intrínseca de treinamento para os docentes. A equiparação das dificuldades de aprendizado para os discentes é uma meta a ser atingida, pois promove a inclusão social e faz cumprir a lei federal 13.146 de 2015, que garante a educação a tal público. Para encurtar as distâncias de comunicação entre professor ouvinte e aluno surdo, a mesma lei sugere que sejam criadas e fomentadas tecnologias assistivas, e assim promover a inclusão social.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGraduação em Engenharia de Controle e Automação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes surdos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf students-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleTecnologia assistiva no ambiente universitário: uma solução para alunos surdos e com deficiência auditiva – case UTFPR-
Título: dc.titleAssistive technology in the university environment: a solution for deaf and hearing deficiency students - case UTFPR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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