A transposição didática como abordagem metodológica para o tema eutrofização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorSousa, Jennifer Caroline de-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Ana Paula Ramos do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:21:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:21:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28743-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707149-
Descrição: dc.descriptionThis work was theme of the Theory of Didactic Transposition and its possibilities for the teaching of sciences. The research was carried out in order to verify its applicability as a methodological resource for the theme Eutrophication, thus emphasizing the possibilities of learning this subject so relevant today. The procedure used was a bibliographical research of authors in the area, and their contributions and great analyses the communication of the knowledge of science before the school and society. By verifying the information studied, one can verify the imprescindibility of the educational actions of teachers, with emphasis on their respective pedagogical practices, for the improvement of the teaching and learning process, with regard to science teaching. It can be understood that it is possible to develop relationships between the theories of Didactic Transposition and that of Scientific Fact using the categories developed by theorists. Therefore, it is essential that the teacher surrenders tothe practice of selecting, interpreting and using the idea that is producedand transmitted, always assuming the posture of the reflexive­researcher of his practice, able to train competent individuals to hatch with the organic image of the culture rootedin society. It is in this context that didactic transposition is an instrument of great possibilities, serving as a mediating instrument for the learning of a theme of great environmental relevance such as eutrophication, which depends on paradigmatic changes in the way that human civilization has been interacting with the most varied forms found in the natural environment.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a Teoria da Transposição Didática e suas possibilidades para o ensino de ciências. A pesquisa foi realizada no intuito de verificar sua aplicabilidade como recurso metodológico para o tema Eutrofização, ressaltando, assim, as possibilidades de aprendizagem desse assunto tão relevante atualmente. O procedimento utilizado foi uma pesquisa bibliográfica de autores da área, e suas contribuições e grandes análises a comunicação dos saberes da ciência diante da escola e da sociedade. Ao verificar as informações estudadas, pode ­se constatar a imprescindibilidade das ações educativas dos professores, com destaque às suas respectivas práticas pedagógicas, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, no que concerne ao Ensino de Ciências. Pode­ se compreender que é possível desenvolver relações entre as teorias da Transposição Didática e a do Fato Científico usando as categorias desenvolvidas por teóricos. Portanto, é imprescindível que o professor se entregue à prática de selecionar, interpretar e utilizar a ideia que se produz e se transmite, assumindo sempre a postura do reflexivo­pesquisador de sua prática, capacitado a formar indivíduos competentes a eclodir com a imagem orgânica da cultura arraigada da sociedade. É nesse contexto que a transposição didática se coloca como um instrumento de grandes possibilidades, servindo como instrumento mediador para o aprendizado de um tema de grande relevância ambiental como a eutrofização, que depende de alterações paradigmáticas no modo que a civilização humana vem interagindo com as mais variadas formas encontradas no meio natural.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers - In-service training-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleA transposição didática como abordagem metodológica para o tema eutrofização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.