Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cresto, Lindsay Jemima | - |
Autor(es): dc.contributor | Cresto, Lindsay Jemima | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marines Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | França, Maureen Schaefer | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Beatriz Madeira de Campos dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:21:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:21:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28652 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707124 | - |
Descrição: dc.description | In a social context of multiple inequalities, the areas of professional practice for designers need to expand. Sexual violence against children and adolescents is invisible. The data is inaccurate, underreporting is high and the victims are in a position of extreme vulnerability, but what the published studies are able to show is that this is a gender-based violence that has claimed at least tens of thousands of victims each year. Designers alone are not able to eradicate gender inequalities in the country, but collective constructions allow us to achieve notable impacts. The objective of this project is, through graphic design, to contribute to strengthen, in women who have been victims, their self-perception as resilient. For this, it was necessary to use collaborative methodologies to define the final design product by asking, directly to women, what would help them. The research project resulted in an Instagram profile that aims to share content to victims, stimulate dialogue and build a support and collaboration community that goes beyond the limits of social media. Therefore, this research reflects that there is not only space in the social sphere for the professional practice of designers, but that design can also function as an effective social innovation strategy. | - |
Descrição: dc.description | Num contexto social de múltiplas desigualdades, a atuação profissional de designers precisa se expandir. A violência sexual contra crianças e adolescentes é invisível. Os dados são imprecisos, a subnotificação é alta e as vítimas estão em posição de extrema vulnerabilidade, mas o que os estudos publicados conseguem evidenciar é que esta é uma violência de gênero que tem feito, pelo menos, dezenas de milhares de vítimas a cada ano. Designers sozinhos não são capazes de erradicar as desigualdades de gênero do país, mas construções coletivas permitem causar notáveis impactos. O objetivo deste projeto é, através do design gráfico, contribuir para fortalecer, em mulheres que foram vítimas, sua autopercepção como resilientes. Para tal, precisou-se utilizar de metodologias colaborativas para definir o produto final de design perguntando, diretamente para as mulheres, o que as auxiliaria. O projeto de pesquisa resultou em um perfil no Instagram que visa compartilhar conteúdo para as vítimas, estimular o diálogo e construir uma comunidade de apoio e colaboração que ultrapasse os limites da rede social. Portanto, esta pesquisa reflete que não só há espaço na esfera social para a atuação profissional de designers, mas que o design também pode funcionar como estratégia efetiva de inovação social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vítimas de abuso sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Crimes contra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual abuse victims | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women - Crimes against | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design (Typography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Resilientes: o design como estratégia de construção de uma comunidade para mulheres vítimas de violência sexual | - |
Título: dc.title | Resilient: design as a community-building strategy for women victims of sexual violence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: