Matrizes e operações através da resolução de problemas: uma sequência didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otávio-
Autor(es): dc.creatorMarcelino, Ayumi Tamaki-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:20:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:20:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707085-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to build a didactic sequence about the content of matrices for High School using the Problem Solving methodology, to collaborate in the teaching learning of Mathematics, as well as to provide guidance to teachers. For this, a historical survey, a bibliographical review on matrices and a presentation of the concepts of matrices and their operations were made, discussed in the didactic sequence. This is qualitative research. For the construction of the sequence, the following procedures were performed: the exploration of the concept of matrix and its operations from the analysis of three textbooks and, later, the selection of 5 problems involving the concept of matrix and the operations of addition, subtraction and matrix multiplication. From them, possible resolutions were presented and referrals were made to the teachers.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo construir uma sequência didática sobre o conteúdo de matrizes para o Ensino Médio utilizando a metodologia Resolução de Problemas, para colaborar no ensino-aprendizagem de Matemática, bem como fornecer orientações aos professores. Para isso, foram feitos um levantamento histórico, uma revisão bibliográfica sobre matrizes e uma apresentação dos conceitos de matrizes e suas operações, abordados na sequência didática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a construção da sequência foram realizados os seguintes procedimentos: a exploração do conceito de matriz e de suas operações a partir da análise de três livros didáticos e, posteriormente, a seleção de 5 problemas envolvendo o conceito de matriz e as operações de adição, subtração e multiplicação de matrizes. A partir deles foram apresentadas possíveis resoluções e realizados encaminhamentos aos professores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectMatrizes (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectMatrices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleMatrizes e operações através da resolução de problemas: uma sequência didática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.