Estudo e projeto de aeromodelos fabricados via impressão 3D e comparação com modelos convencionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRammazzina Filho, Walter Anibal-
Autor(es): dc.contributorRammazzina Filho, Walter Anibal-
Autor(es): dc.contributorLopes Junior, José Aparecido-
Autor(es): dc.contributorKoroishi, Edson Hideki-
Autor(es): dc.creatorTruiz, Marcos Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:20:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:20:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/707025-
Descrição: dc.descriptionWith the aid of rapid prototyping is possible to obtain high repeatability, production of parts with high complexity, shorter production time compared to a manual cutting process. Moreover, the manufacture of airplanes manually presents certain problems such as high cost, need for skill with balsa wood handling and other fragile materials, low repeatability and high production time of the parts. From the specimens made of balsa wood and ABS, it was observed by testing the wood has greater tensile strength. On the other hand, ABS has greater elongation. From the weight viewpoint the model presented ABS in an increase of approximately 77% by weight. The final cost of each model, where the ABS decreased by nearly 51% in the value of the final model, was also evaluated. With these facts, it was possible to say that the production of a three-dimensional printed model airplane com ABS shows itself unfeasible.-
Descrição: dc.descriptionCom o auxílio da prototipagem rápida é possível se obter alta repetibilidade, confecção de peças com alta complexidade, tempo de confecção menor se comparado a um processo manual de corte. Por outro lado, a confecção de aeromodelos de forma manual apresenta certos problemas como alto custo, necessidade de habilidades com o manuseio de madeira balsa e outros materiais frágeis, baixa repetibilidade e alto tempo de confecção das peças. A partir dos corpos de prova confeccionados em madeira balsa e ABS, foi possível observar por meio de testes que a madeira possui maior resistência a tração. Por outro lado, o ABS possui maior alongamento. Do ponto de vista da massa, o modelo em ABS apresentou um acréscimo de, aproximadamente, 77% de massa. Também foi analisado o custo final de cada um dos modelos, onde o ABS apresentou uma redução de quase 51% no valor do modelo final. Com tais fatos, foi possível afirmar que a confecção de um aeromodelo impresso tridimensionalmente com ABS mostra-se inviável.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de protótipos-
Palavras-chave: dc.subjectAviões - Modelos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsaios-
Palavras-chave: dc.subjectPrototypes, Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectAirplanes - Models-
Palavras-chave: dc.subjectEssays-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleEstudo e projeto de aeromodelos fabricados via impressão 3D e comparação com modelos convencionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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