Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Merkle, Luiz Ernesto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4153-1102 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2227304067293085 | - |
Autor(es): dc.contributor | Peres, Flavia Mendes de Andrade e | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0002-3769-8110 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2493398194909644 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santanna, Hugo Cristo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4890-6728 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5657051115739955 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0222-9138 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4597216569899545 | - |
Autor(es): dc.contributor | Merkle, Luiz Ernesto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4153-1102 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2227304067293085 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nivea | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0003-2797-9207 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4539606122901901 | - |
Autor(es): dc.creator | Kira, Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:20:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:20:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28148 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706987 | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to explore a bakhtinian’s perspective of concrete utterance as bases for exercises and projects to teaching and learning computer programing. First, we problematize “computational thinking” as a concept and its reception at an especific frame of Informatics at Education field using a documental/bibliographic survey with papers published between 2015 and 207 at WalgProg, a workshop part of Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Second, we define “computational thinking” as something very simmilar to what Computer Science calls abstraction. As we found a lack of specification in the way this concept is deal with, we propose to understand it looking from a more materialist approach supported by authors like Valentin Voloshinov, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Henry Lefebvre, Alvaro Vieira Pinto and others. This perspective change enables to understand as a mediation process between two concrete stances and language as a concrete activity and not just an abstracted system of signs. Trying to acomodate some questions that emerges when we understand abstraction and language, we propose to understand computer program writing as a concrete utterance, specially, in Bakhtin’s way. Finally, we present a documental survay based on material (e-mails and source codes) genereted by three learning activities which tries to show differences from working with a bakhtinian’s approach to write a text. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese tem como objetivo explorar os enunciados concretos, dentro de uma perspectiva bakhtiniana, como base de projetos e exercícios para o ensino e aprendizagem de programação de computadores. Para tanto, primeiro problematizamos o conceito de “pensamento computacional” e sua recepção dentro de um recorte específico da Informática na Educação através de um levantamento documental/bibliográfico de artigos publicados nos anos de 2015, 2016 e 2017 no WalgProg, um workshop parte do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Em um segundo movimento, caracterizamos o “pensamento computacional” como algo muito similar ao que é chamado pela Ciência da Computação de abstração. Ao identificar uma falta de especialidade na forma como este conceito é tratado, propomos visitá-lo a partir de autores mais próximos de uma perspectiva materialista, com o apoio, em especial, de autores como Valentin Voloshinov, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Henry Lefebvre e Alvaro Vieira Pinto, entre outros. Esta mudança de perspectiva permite entender a abstração como um processo de mediação entre duas concretudes e a liguagem como uma atividade concreta e não somente um sistema de signos abstraído. Para tentar dar conta de algumas questões que vem à tona com este entendimento da abstração e linguagem, propomos entender a atividade de escrita de um programa de computador como uma enunciação concreta, em especial, na maneira como Bakhtin o faz. Por fim, apresentamos uma análise documental com base em materias (e-mails e códigos fontes) gerados por três atividades didáticas as quais tentam evidenciar as diferenças de se trabalhar alinhado com perspectiva bakhtinana de escrita de texto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abstração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo (Análise literária) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computadores) - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abstraction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogism (Literary analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programming - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software | - |
Título: dc.title | From abstract calculations to concrete utterances: abstration as mediation among learning and teaching software programming | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: