A análise dos conteúdos de ciência, tecnologia e sociedade nas disciplinas de licenciatura em química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRivelini-Silva, Angélica Cristina-
Autor(es): dc.contributorRivelini-Silva, Angélica Cristina-
Autor(es): dc.contributorStanzani, Enio de Lorena-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Patrícia Salomão-
Autor(es): dc.creatorGrigoleto, Larissa Castaldelli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:20:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:20:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27894-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706983-
Descrição: dc.descriptionThere are several ways to work in the educational scope and among them, Science, Technology and Society (STS), which enables the approach of different contents promoting interdisciplinary, discussion and relationship between science and the social environment, aiming at the formation of the participative student in society. Thus, work highlight the need for STS content on teacher training. The present work aims to analyze if STS content has been address in the courses outlines of courses of Chemistry Degree, through the analysis the course outlines of the subjects that compose the curriculum. The methodology used follow the Bardin principles and for the composition of this methodology, was inspired in Aikenhead categories, which were reduced to four categories and modified in a manner that best suit for the use in this work. The categorization was define by guiding words, which established different forms of presentation of STS content, starting from a motivational classification of content during the course until a completely focused on teaching STS. In the analysis, obtain sixteen subjects that fit to some of the proposed categories, among them, only three had as objective the study exclusively of STS. It can be observe in this work that the STS content has a little space in the courses of Chemistry Degree, even with the government documents promoting new ways of teaching aimed at advance the formation of a critical and participatory citizen, even with these guidelines, the courses are unable to include the teaching of STS in their curriculum.-
Descrição: dc.descriptionExistem diversas maneiras de se trabalhar no âmbito educacional e entre elas, a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que possibilita a abordagem de diferentes conteúdos promovendo a interdisciplinaridade, discussão e relação com a ciência e o âmbito social, almejando a formação de aluno participativo na sociedade. Dessa maneira, destaca­-se a necessidade de que o conteúdo CTS seja trabalhado na formação de professores. Assim, o presente trabalho tem como objetivo a analisar se o conteúdo CTS vem sendo abordado nas ementas curriculares dos cursos de Licenciatura em Química, por meio da análise do ementário das disciplinas que compõem o currículo do curso. A metodologia utilizada segue os princípios de Bardin e para a composição desta metodologia utilizou-­se como inspiração as categorias de Aikenhead, as quais foram reduzidas e modificadas de maneira que se adequassem para a utilização nesse trabalho. A categorização foi definida por meio de palavras norteadoras, que estabeleciam diferentes formas de apresentação do conteúdo CTS, partindo de uma classificação apenas motivacional do conteúdo no decorrer da disciplina até uma completamente voltada ao ensino de CTS. Na análise, obteve-­se dezesseis disciplinas que se encaixavam em alguma das categorias propostas, sendo que, entre elas, somente três possuíam como objetivo apenas o estudo de CTS. Pôde-se observar, neste trabalho, que o conteúdo de CTS tem pouco espaço nos cursos de Licenciatura em Química, mesmo com os documentos governamentais orientando novas maneiras de ensino voltadas a promover a formação de um cidadão crítico e participativo, mesmo com essas orientações os cursos não conseguem inserir em seus currículos o ensino de CTS.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherApucarana-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleA análise dos conteúdos de ciência, tecnologia e sociedade nas disciplinas de licenciatura em química-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.