Desenvolvimento de uma bancada para ensaio de máquinas elétricas contendo um freio por correntes de Foucault

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Autor(es): dc.contributorCastoldi, Marcelo Favoretto-
Autor(es): dc.contributorGoedtel, Alessandro-
Autor(es): dc.contributorCastoldi, Marcelo Favoretto-
Autor(es): dc.contributorGoedtel, Alessandro-
Autor(es): dc.contributorBorges, Adailton Silva-
Autor(es): dc.contributorSilva, Emerson Ravazzi Pires da-
Autor(es): dc.creatorFrancisconi, Eduardo Pianovski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:20:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:20:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28736-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706907-
Descrição: dc.descriptionThis work describes the process of developing a test bench for an eddy current brake, which had a prototype previously built in another work. Although the prototype worked as expected, the need arose to measure the torque developed by the brake without having to know the engine parameters. Then, an alternative was sought, based on the operation of a dynamometer, to make it possible to measure the conjugate generated by it. However, due to the dubious mechanical strength of the structure and vibration problems in the workbench, the need arose to design a new workbench, this time performing a prior analysis using finite element software to preventing it from experiencing resonance problems which, in addition to causing interference with measurements, can lead to hostile operating situations from a vibration standpoint.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho descreve o processo de desenvolvimento de uma bancada para teste de um freio eletromagnético por correntes de Foucault, o qual teve um protótipo construído anteriormente, em outro trabalho. Apesar de o protótipo ter funcionado de maneira esperada, surgiu a necessidade de mensurar o conjugado desenvolvido pelo freio sem a necessidade de conhecer os parâmetros do motor. Então, buscou-se uma alternativa, com base no funcionamento de um dinamômetro, para tornar possível medir o conjugado gerado pelo mesmo. Porém, devido à resistência mecânica duvidosa da estrutura e problemas de vibração na bancada em que o equipamento estava instalado, surgiu a necessidade de projetar uma nova bancada, desta vez, realizando uma análise prévia por meio de um software de elementos finitos, a fim de evitar que esta venha sofrer problemas com ressonância que, além de causar interferência nas medições, pode levar a situações hostis de funcionamento, do ponto de vista de vibrações.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMáquinas elétricas-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos de treinamento simulado-
Palavras-chave: dc.subjectVibração-
Palavras-chave: dc.subjectElectric machinery-
Palavras-chave: dc.subjectSynthetic training devices-
Palavras-chave: dc.subjectVibration-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleDesenvolvimento de uma bancada para ensaio de máquinas elétricas contendo um freio por correntes de Foucault-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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