Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Hélio Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0436-4966 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4184013516110438 | - |
Autor(es): dc.contributor | Strauhs, Faimara do Rocio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4013-2724 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3857956905317907 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fatima Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8901-629X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1216712773575109 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Marcia Beatriz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0003-1014-107X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4940703476348580 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Isaura Alberton de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0001-7450-5579 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1133870932761744 | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Loureni Fagundes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:20:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:20:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28748 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706900 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research is to map the profiles of courses for innovation offered by Higher Education Institutions (HEIs). As its foundational characteristics outlined how the research was descriptive, being developed from the systematization of data collected. To enable analysis of the quality of the results achieved this study followed a design document. Its nature, research is characterized as qualitative. The survey uses non-probabilistic intentional sample, since they were selected superios Education Institutions (HEIs). To meet the needs of the investigation demanded by the research problem, and the design methodology presented employ the technique of content analysis, using the computer program AtlasTI, version 7. The theoretical framework includes concepts intrinsic to innovation and social complexity and current relationships with both education and the world of work, and specific learning adult student. To reach the goal were mapped 79 IES, resulting 114 training programs offered were categorized and analyzed by type of course offered, target audience, objectives and contents. Among the findings it was realized that the mapping may serve as a possible reference tool for decision making, both for organizations that are in the early stages of awareness, as they need to advance the deployment actions of innovative processes, the mapping can be one reliever characteristics of uncertainty and mistrust errors that are inherent to the process of innovation. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral desta pesquisa é mapear os perfis dos cursos voltados para inovação ofertados por instituições de Ensino Superior (IES). Quanto às suas caraterísticas fundantes, a pesquisa foi delineada como descritiva, sendo desenvolvida a partir da sistematização dos dados coletados. Para permitir a análise da qualidade dos resultados alcançados, o presente estudo seguiu um delineamento documental. Quanto à sua natureza, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A pesquisa ainda utiliza-se de amostras não probabilísticas intencionais, uma vez que foram selecionadas Instituições de Ensino Superios (IES). Para atender às necessidades da investigação demandados pelo problema de pesquisa e pelo delineamento metodológico apresentado, empregou-se a técnica de análise de conteúdo utilizando o programa de computador AtlasTI, versão 7. O referencial teórico contempla conceitos intrínsecos às inovações, à complexidade social atual e as relações de ambas com a educação e o mundo do trabalho, além de especificidades da aprendizagem do aluno adulto. Para o alcance do objetivo foram mapeadas 79 IES, resultando 114 programas de formação ofertados os quais foram categorizados e analisados pelo tipo de curso ofertado, público-alvo, objetivos e conteúdos. Entre os resultados, percebeu-se que o mapeamento pode servir como possível instrumento de referência para a tomada de decisão tanto para organizações que estejam nas fases iniciais de sensibilização como as que precisam avançar nas ações de implantação de processos inovativos, podendo ser o mapeamento um amenizador das características de incerteza, erros e desconfiança que são imanentes ao processo de inovar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para o trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Career education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Capacitação para inovação no Brasil: perfil dos cursos ofertados por instituições de ensino superior | - |
Título: dc.title | Training for Innovation in Brazil: profile of courses offered by higher education institutions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: