Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonca | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Daniela Macedo de | - |
Autor(es): dc.creator | Salviano, Manoel Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:19:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:19:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29120 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706828 | - |
Descrição: dc.description | This work had as objective to promote the motivation in the Teaching of Sciences in Elementary School through thematic workshops. The research was developed in three classes of the 9 th grade of elementary school, in the morning, of a state school in the municipality of Taboão da Serra - São Paulo. The research is qualitative of the type educational action, of interpretative character. Data collection was carried out through questions applied to the students, where they were able to present their opinions on the proposed theme. After the results, it was observed that most of the students assimilated the contents, relating theories to the practice of the thematic workshop "Chemistry of food", allowing them to understand the use in their daily life to seek a healthy life. Therefore, experimental activities have awakened and motivated students to take an interest in the discipline of science, thus contributing to meaningful learning. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo promover a motivação no ensino de ciências no Ensino Fundamental por meio de oficinas temáticas. A pesquisa foi desenvolvida em três turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental, no período matutino, de uma escola estadual do município de Taboão da Serra – São Paulo. A pesquisa é qualitativa do tipo ação educacional, de cunho interpretativo. A coleta de dados se deu por meio de perguntas aplicadas aos alunos, onde os mesmos puderam expor as suas opiniões a respeito do tema proposto. Após os resultados foram observados que a maioria dos discentes assimilaram os conteúdos, relacionando as teorias com a prática da oficina temática “Química dos alimentos”, permitindo que entendessem o uso no seu cotidiano, para buscarem uma vida saudável. Portanto, as atividades experimentais. despertaram e motivaram os alunos a se interessarem pela disciplina de Ciências, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Ensino de ciências: contribuições de uma oficina temática sobre a química dos alimentos | - |
Título: dc.title | Science teaching: contributions from a thematic workshop on food chemistry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: