Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rambo, Sérgio Tarsicio | - |
Autor(es): dc.contributor | Tabalipa, Ney Lyzandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Jairo | - |
Autor(es): dc.contributor | Bisconsini, Danilo Rinaldi | - |
Autor(es): dc.contributor | Tabalipa, Ney Lyzandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Rambo, Sérgio Tarsicio | - |
Autor(es): dc.creator | Lucas, Bárbara Fernanda Klaumann | - |
Autor(es): dc.creator | Faveri, Vitor José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:19:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:19:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28524 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706764 | - |
Descrição: dc.description | The search for knowledge of variables that have influence on the soil behavior can contribute to avoid disasters inside civil engineering. Physical index data such as soil cohesion and internal friction angle are very important to help understand the soil behavior when under charge. There are different methods to obtain theses data and one of the most spread is the direct shear test in laboratory. Other method to obtain these values for internal friction angle and cohesion it is given by calculation based on data from the Standart Penetration Test (SPT). The present research had as a goal to analyse the relation between data from Standart Penetration Tests, executed at UTFPR - Campus Pato Branco to the construction of new buildings for the university along with data acquired from the direct shear test of intact specimens. The specimens were taken from places near the point of where the probing was made, to try and guarantee that the soil being analysed was similar, and in that way the comparison between data would be more reliable. The values obtained with the direct shear test turn out to be unusable to the goal of this research seeing that these values were to distinct from the expected and from values obtained by other authors in nearby regions from this research | - |
Descrição: dc.description | A busca por conhecer variáveis que influenciam no comportamento do solo pode contribuir para que grandes desastres sejam evitados dentro da engenharia civil. Dados de índices físicos como ângulo de atrito interno e coesão do solo possuem grande importância quando o assunto se trata do comportamento do solo sujeito a cargas. Existem diferentes métodos para se obter esses dados, sendo que um dos mais utilizados é o ensaio de cisalhamento direto em laboratório. Outro método para obtenção de valores de ângulo de atrito interno e coesão dá-se através de cálculos baseados em dados de sondagens do tipo Standart Penetration Test (SPT). O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre os parâmetros de ângulo de atrito interno e coesão do solo, obtidos por meio de ensaios de cisalhamento direto com amostras indeformadas, e os determinados através de correlações utilizando dados obtidos em sondagens SPT realizadas na UTFPR – Campus Pato Branco em locais destinados à construção de novos blocos. Os pontos de retirada das amostras indeformadas foram em locais próximos aos pontos onde as sondagens foram executadas, buscando garantir que o solo analisado fosse semelhante, e assim as comparações se tornassem confiáveis. Através dos valores obtidos por meio do ensaio de cisalhamento, não foi possível determinar correlações para o solo local, pois os resultados mostraram-se incompatíveis com os valores obtidos por outros autores em regiões próximas à desta pesquisa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cisalhamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sondagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física do solo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shear (Mechanics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sounding and soundings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Obtenção do ângulo de atrito interno e coesão do solo a partir de sondagens SPT realizadas na UTFPR - Campus Pato Branco - PR | - |
Título: dc.title | Obtention of internal friction angle and soil cohesion from spt probing executed at UTFPR campus Pato Branco - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: