Aplicação do conteúdo sistema nervoso nos livros didáticos do 6° ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorSousa, Jennifer Caroline de-
Autor(es): dc.creatorNobrega, Carolina Marques Nogueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:19:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:19:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28744-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706729-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze the theme of the nervous system in textbooks used in the early years of elementary school (sixth year) according to skill EF06CI07 (justify the role of the nervous system in the coordination of motor and sensory actions of the body, based on in the analysis of its basic structures and respective functions) and Piaget's concrete operative stage. For that, didactic books from different publishers were analyzed using the Science Textbook Guides (GDL) and exploring the trajectory of the legislation up to the proposal of the Common National Curricular Base.After analyzes made in 5 textbooks of the sixth year, it was possible to verify that none of the selected books adequately meets the parameters used in this monograph and, therefore, are not consistent with Piaget's age range and operative stage.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe-­se a analisar a temática do sistema nervoso em livros didáticos utilizados anos iniciais do ensino fundamental (sexto ano)de acordo coma habilidade EF06CI07(justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções)e o estágio operatório concreto de Piaget. Para isso foram analisados livros didáticos de diferentes editoras com a utilização dos Guias do Livro Didático (GDL) de Ciências e a exploração a trajetória da legislação até a proposição da Base Nacional Comum Curricular. Após análises feitas em 5 livros didáticos de sexto ano, foi possível verificar que nenhum dos livros selecionados atende adequadamente aos parâmetros utilizados nessa monografia e, portanto, não estão condizentes com a faixa etária e o estágio operatório de Piaget.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSistema nervoso-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectNervous system-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleAplicação do conteúdo sistema nervoso nos livros didáticos do 6° ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-
Título: dc.titleApplication of the body nervous system content in 6th year textbooks according to the National Common Curricular Base-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.