Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Justulin, Andresa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Justulin, Andresa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontanini, Maria Lucia de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Leandra Letícia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:19:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:19:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706727 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to analyze the performance and strategies of elementary school students when solving different types of problems. The theoretical foundation covers problem solving, problem types and resolution strategies. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were 17 students from the 6th year of elementary school. The instrument for data collection consisted of six different types of problems. The interaction with the students took place online, and the records of the resolutions made by the participants were presented with the sending of a photo, from an online platform. Thus, it was possible to analyze the students' resolution strategies and conclude that the most used by them were the use of basic operations and intuitive thinking. Regarding performance, in the standard-compound type problem, the participants did better compared to the others. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho e as estratégias de alunos do Ensino Fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. A fundamentação teórica abrange a resolução de problemas, os tipos de problemas e as estratégias de resolução. A abordagem da pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e os participantes foram 17 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O instrumento para coleta de dados foi constituído por seis problemas de diferentes tipos. A interação com os alunos ocorreu de forma online, e os registros das resoluções feitas pelos participantes foram apresentados com envio de uma foto, a partir de uma plataforma online. Dessa forma foi possível analisar as estratégias de resoluções dos alunos e concluir que as mais utilizadas por eles foram o uso das operações básicas e do pensamento intuitivo. Em relação ao desempenho, no problema do tipo padrão-composto foi que os participantes se saíram melhor se comparado aos demais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução de problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: