Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ghisi, Nédia de Castilhos | - |
Autor(es): dc.contributor | Ghisi, Nédia de Castilhos | - |
Autor(es): dc.contributor | Adamczuk, Samara Ernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Mascarello, Leide Daiane do Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Novais, Renata Fermino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:19:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:19:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29137 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706718 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the work of Archeology in an interdisciplinary way in the discipline of Sciences. The proposed activities were based on the new curriculum of the city of São Paulo, aiming at attending the students of the author cycle, which is characterized by encouraging the development of authorship and responsibility through social intervention projects. A bibliographical survey was carried out regarding how much Archeology has been worked in the classroom, especially in the discipline of Sciences. The results of the research with the students, as well as the literature, have shown that there are very few works being developed with this interdisciplinary approach. Inview of this, this work proposed some suggestions for the science teachers to work the Archeology contentinan interdisciplinary way in the science classes, using as basis the objectives of the curriculum of the city of São Paulo. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática trabalhar a Arqueologia de maneira interdisciplinar na disciplina de Ciências. As atividades propostas foram embasadas no novo currículo da cidade de São Paulo, visando atender os alunos do ciclo autoral, que se caracteriza por estimular o desenvolvimento da autoria e responsabilidade por meio de projetos de intervenção social. Foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao quanto a Arqueologia tem sido trabalhada em sala de aula, em especial, na disciplina de Ciências. Os resultados da pesquisa com os estudantes, assim como a literatura, demonstraram que há pouquíssimos trabalhos sendo desenvolvidos com esse enfoque interdisciplinar. Diante disso este trabalho propôs algumas sugestões para que os docentes de Ciências trabalhem o conteúdo Arqueologia de maneira interdisciplinar nas aulas de Ciências, utilizando como base os objetivos do novo currículo da cidade de São Paulo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arqueologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archaeology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências | - |
Título: dc.title | Archeology in the classroom: proposals for an interdisciplinary work in the discipline of sciences | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: