Arqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGhisi, Nédia de Castilhos-
Autor(es): dc.contributorGhisi, Nédia de Castilhos-
Autor(es): dc.contributorAdamczuk, Samara Ernandes-
Autor(es): dc.contributorMascarello, Leide Daiane do Nascimento-
Autor(es): dc.creatorNovais, Renata Fermino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:19:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:19:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29137-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706718-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the work of Archeology in an interdisciplinary way in the discipline of Sciences. The proposed activities were based on the new curriculum of the city of São Paulo, aiming at attending the students of the author cycle, which is characterized by encouraging the development of authorship and responsibility through social intervention projects. A bibliographical survey was carried out regarding how much Archeology has been worked in the classroom, especially in the discipline of Sciences. The results of the research with the students, as well as the literature, have shown that there are very few works being developed with this interdisciplinary approach. Inview of this, this work proposed some suggestions for the science teachers to work the Archeology contentinan interdisciplinary way in the science classes, using as basis the objectives of the curriculum of the city of São Paulo.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática trabalhar a Arqueologia de maneira interdisciplinar na disciplina de Ciências. As atividades propostas foram embasadas no novo currículo da cidade de São Paulo, visando atender os alunos do ciclo autoral, que se caracteriza por estimular o desenvolvimento da autoria e responsabilidade por meio de projetos de intervenção social. Foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao quanto a Arqueologia tem sido trabalhada em sala de aula, em especial, na disciplina de Ciências. Os resultados da pesquisa com os estudantes, assim como a literatura, demonstraram que há pouquíssimos trabalhos sendo desenvolvidos com esse enfoque interdisciplinar. Diante disso este trabalho propôs algumas sugestões para que os docentes de Ciências trabalhem o conteúdo Arqueologia de maneira interdisciplinar nas aulas de Ciências, utilizando como base os objetivos do novo currículo da cidade de São Paulo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectArqueologia-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectArchaeology-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleArqueologia na sala de aula: propostas para um trabalho interdisciplinar na disciplina de ciências-
Título: dc.titleArcheology in the classroom: proposals for an interdisciplinary work in the discipline of sciences-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.