Análise de erros cometidos na resolução de problemas envolvendo equações quadráticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Adilson da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9003-7557-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1469412279394937-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Adilson da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9003-7557-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1469412279394937-
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos Alexandre Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4445-084X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2894024245343536-
Autor(es): dc.contributorMatucheski, Silvana-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-4427-8157-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9095312134361355-
Autor(es): dc.creatorTochetto, Lucinéia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:19:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:19:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28801-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706669-
Descrição: dc.descriptionThe present research aimed to analyze the errors made by students in solving problems involving quadratic equations. High school students from private schools participated in the research. The data collection occurred through the application of a notebook containing three questions involving quadratic equations. The data analysis was made, then, from fourteen questionnaires answered by students of the second and third series that were still following the system prior to the implementation of the new Common Curricular National Basis (CCNB). Data analysis was carried out in a qualitative way, using the error analysis methodology, taking into consideration the students’ written production in three questions with different levels of complexity. From the written production, it is possible to realize that the errors are not about finding the roots of the quadratic equations but rather interpret the statements, transcribe data into math language, algebraically manipulate the algebraic elements and execute basic arithmetic operations. To describe the errors and categorize them, several studies by other authors were used in works that involved the analysis of errors in several other mathematical topics. In this way, we conclude that the errors performed by the students are due to the lag in the previous contents that serve as a basis for learning the content about quadratic equations.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo analisar os erros cometidos por estudantes na resolução de problemas envolvendo as equações quadráticas. Participaram da pesquisa estudantes do ensino médio da rede particular de ensino. A coleta de dados se deu através da aplicação de um caderno contendo três questões envolvendo equações quadráticas. A análise de dados foi feita, então, a partir de quatorze questionários respondidos por estudantes da segunda e da terceira série, já que estes ainda estavam seguindo o sistema anterior à implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise dos dados se deu, de forma qualitativa, empregando-se a metodologia análise de erros, levando-se em conta a produção escrita dos estudantes em três questões de diferentes níveis de complexidade. A partir da produção escrita pode-se perceber que os erros não estão em encontrar a raiz das equações quadráticas, mas sim, em interpretar os enunciados, transcrever os dados para a linguagem matemática, manipular algebricamente os elementos algébricos e em executar operações aritméticas básicas. Para descrever os erros e categorizá-los, recorreu-se a diversos estudos de outros autores, em trabalhos que envolveram a análise de erros em diversos outros temas matemáticos. Desta forma, concluímos que os erros apresentados pelos estudantes se devem à defasagem nos conteúdos anteriores que servem de base para a aprendizagem do conteúdo acerca das equações quadráticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEquações quadráticas-
Palavras-chave: dc.subjectEquações-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEquations, Quadratic-
Palavras-chave: dc.subjectEquations-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleAnálise de erros cometidos na resolução de problemas envolvendo equações quadráticas-
Título: dc.titleAnalysis of errors made in the problem solving involving quadratic equations-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.