Matemática e estatística para os cursos técnicos em saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConinck, José Carlos Pereira-
Autor(es): dc.contributorConinck, José Carlos Pereira-
Autor(es): dc.contributorNegrelli, Leonia Gabardo-
Autor(es): dc.contributorPacheco, Patricia Sánez-
Autor(es): dc.creatorReolon, Iara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:19:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:19:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28873-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706613-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present proposals that facilitate the teaching of mathematics and statistics for technical courses in health, whether content within the scope of secondary or higher education. Historically, these courses present greater difficulty in an area of exact sciences, but more and more understanding of this area is necessary for health students, whether to understand exams and blood counts, drug calculations and drip, food calculation, specialized software or registration information, between others.Before the COVID-19 world pandemic, students in this area already had difficulties in interpreting and understanding the data they came across, but during a pandemic it was even more necessary to understand these professionals in matters involving mathematics and statistics, such as interpretation of z-Score quantity and its percentiles, moving average or inclusion of data in the DATASUS system, for example. Even now with applications and software that specifically calculate what the technician needs, understanding them in the calculation is not indispensable. On the contrary, the need for clarification on each subject will increase. These problems in the reasoning of drug calculations, anthropometrics are due to the fact that, in addition to the lack of domain of health professionals in unit conversion, a simple and compound rule of three, directly and inversely proportional, as not everyone follows the system. International unity, nor to the British system, which makes it even more difficult. This work brings some teaching options in mathematics, statistics and programming, which aims to simplify these matters for the understanding of students, whether in a professional’s daily matter or in matters that need a higher-level load. For this, the work brings options such as games, recreational activities, examples, among others.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem o propósito de apresentar propostas que facilitem o ensino de matemática e da estatística para os cursos técnicos em saúde, sejam conteúdo do escopo do ensino fundamental, médio ou superior. Historicamente esses cursos apresentam maior dificuldade para a área de exatas, porém cada vez mais o entendimento dessa área é requisitado para esses alunos de saúde, seja para compreensão de exames e hemogramas, cálculos medicamentosos e gotejamento, cálculo alimentar, softwares especializados ou informações cadastrais, entre outros. Antes da pandemia mundial do COVID-19 os estudantes dessa área já apresentavam dificuldades de interpretação e compreensão de dados que se deparavam, mas durante a pandemia se mostrou ainda mais necessário o entendimento desses profissionais em assuntos que envolvem a matemática e estatística, tais como a interpretação da quantidade z-Score e seus percentis, média móvel ou inclusão de dados no sistema DATASUS, por exemplo. Mesmo agora com aplicativos e softwares que calculam especificamente o que o técnico precisa não é dispensável o entendimento deles no cálculo. Pelo contrário, aumentou a necessidade de compreensão em cada assunto. Esses problemas no entendimento dos cálculos de medicamentos, antropométricos se dá ao fato de que além da falta de domínio dos profissionais da saúde em conversão de unidade, regra de três simples e composta, medidas direta e inversamente proporcionais, pois nem todos seguem o sistema internacional de unidade, nem ao sistema britânico o que dificulta ainda mais. Este trabalho traz algumas opções de ensino em matemática, estatísticas e programação, que tem como objetivo descomplicar esses assuntos para o entendimento dos alunos, seja em assunto do cotidiano do profissional ou em assuntos que precisam de uma carga de nível superior. Para isso o trabalho traz opções como jogos, atividades lúdicas, exemplos, entre outros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducational statistics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE-
Título: dc.titleMatemática e estatística para os cursos técnicos em saúde-
Título: dc.titleMathematics and statistics for technical courses in health-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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