Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.creatorMachado, Isabela Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:18:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:18:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28455-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706553-
Descrição: dc.descriptionThis work addresses the theme of possible types of reasoning that can be evidenced in the resolution of a Written Production Analysis Task (TAPE). The Analysis of Written Production is approached as a new possibility for the teaching of mathematics that promotes the participation of students in the process of building mathematical knowledge while the teacher becomes the mediator of the activity, and works together with his students, this gives the teacher an opportunity to review your methods. The reasoning sequences can be considered as the processes that the mind develops to solve a problem, whether that solution is correct or incorrect. The work brings the analysis of nine tasks, solved by a 3rd year high school student, on the content of geometric progression and the results show that, in most tasks, creative reasoning is present in the construction of the answers.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda o tema de possíveis tipos de raciocínios que podem ser evidenciados na resolução de uma Tarefa de Análise de Produção Escrita (TAPE). A Análise da produção Escrita é abordada como uma nova possibilidade para o ensino de matemática que promove a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento matemático enquanto o professor se torna mediador da atividade, e trabalha em conjunto com seus alunos, isso dá ao professor uma oportunidade de rever seus métodos sequências de raciocínios podem ser consideradas como os processos que a mente desenvolve para solucionar um problema, sendo essa solução correta ou incorreta. O trabalho traz a análise de nove tarefas, resolvidas por uma aluna do 3° ano do ensino médio, sobre o conteúdo de progressão geométrica e os resultados mostram que, na maioria das tarefas, o Raciocínio Criativo está presente na construção das respostas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectSéries geométricas-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectSeries, Geometric-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleTipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.