Tarefas exploratórias para o ensino de matemática: uma experiência no 6º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorFontanini, Maria Lucia de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.creatorSantos, Anna Luiza Alino dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:18:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:18:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706523-
Descrição: dc.descriptionThis qualitative research has as its theme the exploratory tasks, with the objective of analyzing the mathematical reasoning processes present in the resolution of exploratory tasks related to the content of fractions in two pairs of sixth-year students of middle school. For this, in this study, we performed the theoretical foundation regarding mathematical reasoning and its processes, the teacher's actions in the classroom and exploratory tasks, based on the study of several authors. The data that make up the corpus of analysis of this research were collected during the performance of exploratory tasks in the analyzed pairs, remotely. The instrument for data collection consisted of three exploratory tasks. The results indicate that exploratory tasks contribute to the processes of conjecture, formulation, justification, validation and generalization and promote mathematical reasoning, since students, through knowledge already acquired, developed other.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de característica qualitativa, tem como tema as tarefas exploratórias, com o objetivo de analisar os processos de raciocínio matemático presentes nas resoluções de tarefas exploratórias referentes ao conteúdo de frações em duas duplas de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Para isso, neste estudo, realizamos a fundamentação teórica a respeito do raciocínio matemático e seus processos, das ações do professor em sala de aula e das tarefas de natureza exploratórias, baseando-se no estudo de diversos autores. Os dados que compõe o corpus de análise dessa pesquisa foram coletados durante a realização de tarefas exploratórias nas duplas analisadas, de maneira remota. O instrumento para coleta de dados foi constituído por três tarefas exploratórias. Os resultados apontam que as tarefas exploratórias contribuem para os processos de formulação de conjecturas, justificação, validação e generalização e promovem o raciocínio matemático, uma vez que os alunos, por meio de conhecimentos já adquiridos, desenvolveram outros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Atitudes-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers - Attitudes-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleTarefas exploratórias para o ensino de matemática: uma experiência no 6º ano do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.