Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stankiewicz, Mariese Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | Stankiewicz, Mariese Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | Marquezi, Rosangela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Camilotti, Camila Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Bortoli, Eloisa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:18:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:18:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27754 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706495 | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this work was the analysis of Hermione Granger, from specific situations in the seven novels of the Harry Potter series, written between 1997 and 2007, by English novelist Joanne Rowling and translated into Portuguese by Lia Wyler, in editions of 2000 to 2007, as we investigate whether the character could actually be a feminist. Although she is not the protagonist of the saga, Hermione is one of the central characters in the plots of the Harry Potter novels, representing intelligence and determination in the magical world of Hogwarts. At first, we gathered information about the author and her work, especially regarding her representation as a female writer. In this way, it was also crucial that we did a study of her novels, which present characteristics os the marvelous, so that we could focus, from the second part of our work, essentially on the development of Hermione along the plots. In this sense, this research presents a critical feminist perspective and we have considered authors who deal with the feminine and women’s studies, such as Virginia Woolf (1997) (2019), Simone de Beauvoir (2019), Sandra Gilbert and Susan Gubar (2020), Gerda Lerner (2019), Pierre Bourdieu (2020), and Michelle Perrot (2005) (2017), among others. This study has a bibliographic methodological profile, and, for this reason, it has considered extensively other works that also bring studies from both the Harry Potter series and Hermione Granger. From our readings and reflections, we observe that, although the character is an important creation of the modern girl/young woman, Hermione still needs to face many challenges within the patriarchal society, also articulated in the wonderful world represented in the series’ novels, to develop her feminist conscience. | - |
Descrição: dc.description | O principal objetivo deste trabalho foi a análise de Hermione Granger, a partir de situações específicas nos sete romances da série Harry Potter, escritos entre os anos 1997 e 2007, pela romancista inglesa Joanne Rowling e traduzidos ao português por Lia Wyler, em edições de 2000 a 2007, na medida em que verificamos se a personagem poderia realmente ser uma feminista. Ainda que não seja a protagonista da saga, Hermione é uma das personagens centrais dos enredos dos romances Harry Potter, representando a inteligência e a determinação no mundo mágico de Hogwarts. Em um primeiro momento, reunimos informações sobre a autora e sua obra, principalmente no que tange à sua representação como escritora. Dessa maneira, foi também crucial que fizéssemos um estudo de seus romances, os quais apresentam características do maravilhoso, para nos concentrarmos, a partir da segunda parte de nosso trabalho, essencialmente, no desenvolvimento de Hermione ao longo dos enredos. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta um viés crítico feminista e consideramos autores que tratam do feminino e dos estudos das mulheres, tais como Virginia Woolf (1997) (2019), Simone de Beauvoir (2019), Sandra Gilbert e Susan Gubar (2020), Gerda Lerner (2019), Pierre Bourdieu (2020) e Michelle Perrot (2005) (2017), entre outros. Este estudo tem um perfil metodológico bibliográfico e, por essa razão, considerou enormemente outros trabalhos que também trazem estudos tanto da série Harry Potter, quanto de Hermione Granger. A partir de nossas leituras e reflexões, observamos que, ainda que a personagem seja uma importante criação da menina/jovem moderna, Hermione ainda precisa enfrentar muitos desafios dentro da sociedade patriarcal, também articulada no mundo maravilhoso representado nos romances da série, para desenvolver sua consciência feminista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica feminista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminist criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Desencantando a consciência feminista: um a análise de Hermione Granger | - |
Título: dc.title | Disenchanting feminist consciousness: an analysis of Hermione Granger | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: