Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Rodrigo Villaca-
Autor(es): dc.contributorSantos, Rodrigo Villaca-
Autor(es): dc.contributorLima, Luiz Eduardo Melo-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Marcelo Vasconcelos de-
Autor(es): dc.creatorLeuzenski, Alan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:18:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:18:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706477-
Descrição: dc.descriptionAviation was a great milestone in history, as it directly reduced the travel time between origin and destination. Along with the importance of transporting people and cargo comes the focus on reliability studies, design improvements and also fault investigation (catastrophic failures, component life control, material properties, etc.). Numerical solving methodologies for structural and fluid dynamics are not new in industry and academia, and are used to find deformations in a wing with a 1-meter chord, Selig-1223 profile and a 4-meter wingspan. Lift and drag results are obtained, with values in the stall region of 2.61 and 0.199. At the tip, there is a maximum deformation of 13 millimeters. Opportunities for further studies are found for constructive improvement, weight reduction and better reliability of results.-
Descrição: dc.descriptionA aviação foi um grande marco para a história, pois reduziu significativamente o tempo de viagem entre uma origem e um destino. Junto com a importância do transporte de pessoas e cargas, vem o foco em estudos de confiabilidade, melhorias de projeto e também investigação de falhas (falhas catastróficas, controle de vida do componente, propriedades de materiais, etc.). Metodologias de resolução numérica em problemas estruturais e fluidodinâmicos não são uma novidade na indústria e no meio acadêmico. Nesse contexto, o presente trabalho utiliza este tipo de metodologia para obter deformações em uma asa de perfil Selig-1223 com 1 metro de corda e envergadura de 4 metros. Resultados de sustentação e de arrasto são obtidos, com valores na região de estol de 2, 61 e 0, 199, respectivamente. Na ponta da asa, obtiveram-se deformações máximas de 13 milímetros. Observam-se oportunidades de estudos adicionais para uma melhoria construtiva, uma redução de peso e uma melhor confiabilidade dos resultados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Palavras-chave: dc.subjectFluidodinâmica computacional-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectAeronáutica-
Palavras-chave: dc.subjectAerodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectNumerical analysis-
Palavras-chave: dc.subjectComputational fluid dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectAeronautics-
Palavras-chave: dc.subjectAerodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleEstudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias-
Título: dc.titleNumerical study of lift and drag in a wing using a partitioned fluid-structure analysis coupled in two-ways-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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