Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amstel, Frederick Marinus Constant Van | - |
Autor(es): dc.contributor | Amstel, Frederick Marinus Constant Van | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Maria Luisa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mazzarotto Filho, Marco Andre | - |
Autor(es): dc.creator | Hulyk, Luciane de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:18:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:18:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28649 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706450 | - |
Descrição: dc.description | Considering the role of the designer as designer of the projects that will meet the needs of consumer society, a reflection on its role in social transformation is proposed. This work reflects on an editorial project carried out in a self-managed way with the Solidarity Economy Incubator of the UTFPR – Curitiba (TECSOL) and a group of popular educators of the Irmã Araújo Formation Center (CEFURIA) associated with the Mandala Network of Solidarity Economy. To this end, the work includes a review of the relevant themes: Graphic Design, Solidarity Economy, Popular Education and Participatory Design, with the aim of understanding the possibilities of action of the professional designer in a context of self-managed work. In this context, it is considered the transition through which the profession faces the crises of capitalism, aiming to expand the action and application of design to areas not served by capitalist markets. To explore these possibilities of expansion, it is described the experience of the participatory process that guided the creation of the editorial project of the book “Shared Management for Solidarity Economic Enterprises” in all its stages, including in collaborative writing. The work ends with considerations about the social consciousness of the designer, as well as its role in self-managed organizations. | - |
Descrição: dc.description | Levando em consideração o papel da designer como projetista dos projetos que irão suprir as necessidades de consumo da sociedade, propõe-se uma reflexão sobre seu papel na transformação social. O presente trabalho reflete sobre um projeto editorial realizado de forma autogestionária junto a Incubadora de Economia Solidária da UTFPR (TECSOL) e um grupo de educadores populares do Centro de Formação Irmã Araújo (CEFURIA) associados à Rede Mandala de Economia Solidária. Para tanto, o trabalho inclui uma revisão acerca dos temas de relevância: Design Gráfico, Economia Solidária, Educação Popular e o Design Participativo, com o objetivo de compreender as possibilidades de ação da profissional designer em um contexto de trabalho autogestionário. Nesse contexto, considera-se a transição pela qual a profissão passa frente às crises do capitalismo, visando ampliar a ação e a aplicação do design para áreas não atendidas por mercados capitalistas. Para explorar essas possibilidades de ampliação, descreve-se a experiência do processo participativo que guiou a criação do projeto editorial do livro “Gestão Compartilhada para Empreendimentos Econômicos Solidários” em todas as suas etapas, inclusive na redação colaborativa. O trabalho se encerra com considerações sobre a consciência social da designer, além do papel da mesma em organizações autogestionárias. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Designers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design (Typography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Design participativo e economia solidária: o papel da designer em um projeto editorial participativo | - |
Título: dc.title | Participatory design and solidarity economy: the role of the designer in a participatory editorial project | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: