Ensaios em um veículo elétrico e sua interação com sistemas fotovoltaicos conectados à rede

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUrbanetz Júnior, Jair-
Autor(es): dc.contributorUrbanetz Júnior, Jair-
Autor(es): dc.contributorCastagna, Annemarlen Gehrke-
Autor(es): dc.contributorSalata, Carlos Henrique Karam-
Autor(es): dc.creatorSodré, Caio Jorge Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:18:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:18:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28074-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706419-
Descrição: dc.descriptionElectric vehicles have quickly turned from trend to reality, replacing fossil fuels as a source of energy for light and heavy mobility vehicles. A consequence of this change is the displacement of the greenhouse gas emission point from car exhausts in large urban centers to the chimneys of power plants, because with the need to charge electric vehicles, they will use these same fossil fuels to generation of electricity in thermoelectric plants. A possible solution is the association of this use with distributed photovoltaic power generation that avoids the use of thermal sources for power generation, and high investments in the extension of the electric grid. To determine if this association is feasible, tests were made to determine the consumption of the Pompeo prototype and dimensioned a photovoltaic system that would meet the energy ´ demands of this vehicle. Finally, it was analyzed if this system is technically and financially viable. Keywords: Eletric Veh-
Descrição: dc.descriptionVeículos Elétricos têm se transformado rapidamente de uma tendência em uma realidade, substituindo os combustíveis fósseis como fonte de energia de veículos de locomoção leves e pesados. Uma consequência dessa mudança é o deslocamento do ponto de emissão de gases estufa dos escapamentos de carros nos grandes centros urbanos para as chaminés das usinas geradoras de energia, pois com a necessidade de carregamento dos veículos elétricos, estas virão a usar esses mesmos combustíveis fósseis para geração de energia elétrica nas usinas termoelétricas. Uma saída é a associação desse uso com a geração de energia fotovoltaica distribuída que evita o uso de fontes térmicas para geração de energia, e altos investimentos na ampliação da rede elétrica. Para determinar se essa associação é viável, foram feitos testes para determinar o consumo do protótipo Pompéo e dimensionado um sistema fotovoltaico que atendesse as demandas energéticas desse veículo. Por fim, foi analisado se esse sistema é viável técnica e financeiramente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de energia fotovoltaica-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia solar-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de viabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectPhotovoltaic power systems-
Palavras-chave: dc.subjectSolar energy-
Palavras-chave: dc.subjectFeasibility studies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleEnsaios em um veículo elétrico e sua interação com sistemas fotovoltaicos conectados à rede-
Título: dc.titleTests on an electric vehicle and its interaction with photovoltaic systems connected to the grid-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.