Business Intelligence em tomadas de decisões nas empresas de Ponta Grossa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Alexandre de Castro-
Autor(es): dc.contributorAlves, Alexandre Castro-
Autor(es): dc.contributorRegis Junior, Oscar-
Autor(es): dc.contributorOkida, José Roberto-
Autor(es): dc.creatorLima, Deny da Silva-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Mateus Faria de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:18:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:18:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706414-
Descrição: dc.descriptionThis work is formed by an approach of what is understood by Business Intelligence, presenting the main tools and advantages in the implementation of this system, as well as the current situation of companies in the region of Ponta Grossa - PR, comparing them to other companies in Brazil. It demonstrates the difficulties encountered by companies in the use of Business Intelligence software, and the relevance of the data obtained on a daytoday basis through the available tools that directly influence decisionmaking. Through a qualitative research, data was collected on the use of Business Intelligence software in ten companies in the region of Ponta Grossa - PR, and with the data treated, a comparative analysis is carried out with the research presented in the text, which refers to the situation of companies in Brazil in relation to other countries, when it comes to the use of Business Intelligence tools. It is understood that even companies that do not use this technology, see it as something of paramount importance for their growth and development, but just implementing them, without providing any type of training for the team, will result in a lack of clarity in the data information obtained and, therefore, erroneous decisionmaking, thus not being possible to fully enjoy the resources offered by this tool. In the end, it is concluded that the implementation of Business Intelligence is possible and positively helps in any size and type of company, as long as there is preparation for implementation and qualification of the users of this system.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste em uma abordagem do que se entende por Business Intelligence, apresentando as principais ferramentas e vantagens na implementação deste sistema, bem como a atual situação das empresas na região de Ponta Grossa - PR, comparando-as a outras empresas do Brasil. Demonstra-se as dificuldades encontradas pelas empresas no uso dos softwares de Business Intelligence, e a relevância dos dados obtidos no dia-a-dia através das ferramentas disponíveis que influenciam diretamente nas tomadas de decisões. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foi levantado dados de como está o uso de softwares de Business Intelligence em dez empresas da região de Ponta Grossa - PR, e com os dados tratados, realiza-se uma análise comparativa com a pesquisa apresentada no texto, que se refere a situação das empresas do Brasil em relação a outros países, quando se trata do uso de ferramentas de Business Intelligence. Entende-se que mesmo empresas que não utilizam esta tecnologia, a vêem como algo de suma importância para seu crescimento e desenvolvimento, porém apenas implementá-las, sem disponibilizar algum tipo de treinamento para a equipe, resultará na falta de clareza nas informações dos dados obtidos e portanto, tomadas de decisões errôneas, não sendo possível assim usufruir de maneira completa os recursos oferecidos por esta ferramenta. Ao final conclui-se que a implementação do Business Intelligence é possível e auxilia de maneira positiva em qualquer tamanho e tipo de empresa, desde que seja feito uma preparação para implementação e uma qualificação dos usuários deste sistema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência competitiva (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório-
Palavras-chave: dc.subjectBig data-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial management-
Palavras-chave: dc.subjectDecision making-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleBusiness Intelligence em tomadas de decisões nas empresas de Ponta Grossa-
Título: dc.titleBusiness Intelligence in decision making in high end companies-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.