A relação dos fatores socioeconômicos no desempenho acadêmico: uma análise dos discentes da UTFPR campus Pato Branco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonzalez, Rafael Kuramoto-
Autor(es): dc.contributorMinghini, Luciano-
Autor(es): dc.contributorGonzalez, Rafael Kuramoto-
Autor(es): dc.contributorFollmann, Neimar-
Autor(es): dc.contributorCavalheiro, Elizângela Mara-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Mari Izabel Cristina-
Autor(es): dc.creatorPerin, Paloma Alessandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:18:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:18:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706388-
Descrição: dc.descriptionIn view of the significant growth in higher education, it is necessary to constantly assess the quality of education and the effectiveness of public policies aimed at democratizing access. In this sense, the quality of teaching is measured through academic performance and there are several variables that can influence it. In this context, it is important to understand the current state of Brazilian higher education, taking into account social and economic variables and what is their relationship with academic performance, in addition to complementing previous studies on performance determinants. In this context, the objective of the study is to verify the relationship between socioeconomic factors and academic performance of regular students at the Federal Technological University of Paraná in the period from 2010 to 2019. The research will be quantitative in an explanatory descriptive approach based on the use of quantitative descriptive analysis and analysis of variance to verify the existence of a relationship between socioeconomic factors and academic performance, using the variables of income coefficient, age, sex, quotas and income. The sample will be composed of all students regularly enrolled at the Federal Technological University of Paraná of the Pato Branco Campus. Finally, the study concludes that there are no statistically significant differences between socioeconomic factors and academic performance and that the study result confirms that affirmative policies are playing an expected role of social inclusion and that, regardless of the socioeconomic factor, the student who enters the university will perform equitably.-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista o crescimento expressivo no ensino superior, é necessário a constante avaliação da qualidade do ensino e da eficácia das políticas públicas voltadas à democratização do acesso. Nesse sentido, a qualidade do ensino é mensurada através do desempenho acadêmico e há diversas variáveis que podem influenciá-lo. Nesse contexto, é importante entender o atual estado da educação superior brasileira, levando em conta as variáveis de ordem social e econômica e qual a sua relação com o rendimento acadêmico dos acadêmicos, além de complementar estudos anteriores sobre determinantes de desempenho. Neste contexto, o objetivo do estudo é analisar a relação entre os fatores socioeconômicos e o desempenho acadêmico dos discentes regulares da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no período de 2010 a 2019. A pesquisa será quantitativa na abordagem descritiva explicativa baseada no uso da análise descritiva quantitativa e análise de variância para verificar a existência da relação entre os fatores socioeconômicos e de desempenho acadêmico, utilizando as variáveis de coeficiente de rendimento, idade, sexo, cotas e renda. A amostra será composta por todos os alunos regularmente matriculados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Câmpus Pato Branco. Por fim, o estudo conclui que não há diferenças estatisticamente significativas entre fatores socioeconômicos e desempenho acadêmico e que o resultado do estudo confirma que as políticas afirmativas estão desempenhando uma função esperada de inclusão social e que independente do fator socioeconômico, o estudante que ingressar na universidade terá um desempenho equitativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Administração-
Publicador: dc.publisherAdministração-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectStudents - Rating of-
Palavras-chave: dc.subjectStudents - Economic aspects-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO-
Título: dc.titleA relação dos fatores socioeconômicos no desempenho acadêmico: uma análise dos discentes da UTFPR campus Pato Branco-
Título: dc.titleThe relationship of socioeconomic factors in academic performance: an analysis of UTFPR campus Pato Branco students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.