Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 | - |
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 | - |
Autor(es): dc.contributor | Meyer, João Frederico da Costa Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8002-7075 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9611168473482242 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0695-3086 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7270314006427713 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Luana Carvalho dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:17:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:17:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27659 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706299 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Atividades de modelagem matemática com potencial para o aprimoramento da cultura digital | - |
Descrição: dc.description | This research aims to investigate how students from the Final Years of Elementary School deal with Mathematical Modelling activities associated with digital technology and what mathematization presents. For this, we base on Mathematical Modelling as a pedagogical alternative, on mathematization and anticipation of activities developed to 8th and 9th grade students related to the use of digital technologies in Mathematics classes. We developed and analyzed data from three Mathematical Modelling activities based on our theoretical frameworks by following the methodology of interpretive qualitative analysis. In our analyses, we sought to show evidence of four elements presents in the literature that is considered essential to have a successful mathematization. Thus, the data allowed us to discuss: the presence or lack of relevant mathematical knowledge; the ability to use it in Modelling; the belief that a valid use of model mathematics favors the concretization of real phenomena, persistence and confidence in their mathematical abilities. We conclude that the observation of these elements allows us to infer about the quality of mathematization, but the fact that the students, subjects of the research, are not familiarized with Modelling activities is an aspect that also influenced. Reflections resulting from the research led to the organization of an educational product that includes, in addition to the activities analyzed in this dissertation, two others that were not developed with the students because of the Sars-cov-2 pandemic. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental lidam com atividades de Modelagem Matemática associadas à tecnologia digital e que matematização apresentam. Para isso, nos fundamentamos na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica, na matematização e na antecipação em atividades desenvolvidas com alunos de 8° e 9° anos relacionadas ao uso de tecnologias digitais em aulas de Matemática. Desenvolvemos e analisamos dados de três atividades de Modelagem Matemática pautadas em nossos referenciais teóricos ao seguirmos a metodologia de análise qualitativa interpretativa. Em nossas análises, buscamos evidenciar indícios de quatro elementos presentes na literatura considerados essenciais para se ter uma matematização bem-sucedida. Assim, os dados nos possibilitaram discutir: a presença ou a falta do conhecimento matemático relevante; a capacidade de usá-lo na Modelagem; a crença de que um uso válido da matemática é modelar fenômenos reais, a persistência e a confiança em suas capacidades matemáticas. Concluímos que a observação desses elementos permite inferir sobre a qualidade da matematização, mas que o fato de os alunos, sujeitos da pesquisa, não serem familiarizados com atividades de Modelagem é um aspecto que também influenciou. Reflexões decorrentes da pesquisa levaram a organização de um produto educacional que inclui, além das atividades analisadas nessa dissertação, outras duas que não foram desenvolvidas com os alunos em decorrência da pandemia do Sars-cov-2. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Matematização em atividades de modelagem matemática nos anos finais do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Mathematization in mathematical modelling activities in the final years of elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: