O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLongen, Fabio Rogerio-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341-
Autor(es): dc.contributorLongen, Fabio Rogerio-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341-
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ricardo Francisco-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-7540-6601-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2810356882434338-
Autor(es): dc.creatorSchmidt, Debora Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706296-
Descrição: dc.descriptionThis work is based on a proposal for the training of primary school teachers regarding physics teaching practices that make use of active methodologies in remote classes. This training was based on a script of eight (8) classes, from where the conceptual approach was about acoustics, and the activities proposed in it made use of active methodologies and were thought for classes in times of pandemic. Thus, the objective of this is to analyze how teachers see the possibility of using active methodologies in hybrid teaching times from a script of classes focused on the Introduction to Acoustics. The study was conducted by twelve (12) teachers from basic education in the southwestern region from the state of Paraná, in a meeting lasting four (4) hours. The discussions took place via Google Meet. In the approach methodology, the inverted classroom proposal, peer instruction and method of Predicting, Interacting and Explaining (PIE) was adopted. The data obtained for the analysis were made through the application of a form with five (5) objective questions. The analysis methodology is qualitative. The results obtained were classified as: teacher training; remote physics education; learning to learn in pandemic.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho fundamenta-se numa proposta de formação de professores do ensino básico quanto a práticas de ensino de física que fazem uso de metodologias ativas em aulas remotas. Essa formação foi pautada num roteiro de oito (8) aulas, donde a abordagem conceitual foi sobre a acústica, e as atividades propostas nele faziam uso de metodologias ativas e foram pensadas para as aulas em época de pandemia. Desta forma, o objetivo deste é analisar como os professores veem a possibilidade de utilização das metodologias ativas em época de ensino híbrido a partir de um roteiro de aulas com foco na Introdução a Acústica. Participaram da pesquisa doze (12) professores do ensino básico da região sudoeste do estado do Paraná, em um encontro com duração de quatro (4) horas. As discussões aconteceram via plataforma do Google Meet. Na metodologia de abordagem foi adotado a proposta da sala de aula invertida, instrução por pares e o método do Predizer, Interagir e Explicar (PIE). Já os dados obtidos para a análise, se deram por meio da aplicação de um formulário contendo cinco (5) questões objetivas. A metodologia de análise é a qualitativa. Os resultados obtidos foram classificados em: formação docente; ensino remoto de física; aprendendo a aprender em época de pandemia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectBlended learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleO uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico-
Título: dc.titleThe use of active methodologies in remote education: a training proposal for primary school teachers from the use of a script of lessons on acoustics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.