Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6424-0271 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6858872820752084 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Ricardo Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7540-6601 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2810356882434338 | - |
Autor(es): dc.creator | Schmidt, Debora Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:17:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:17:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28593 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706296 | - |
Descrição: dc.description | This work is based on a proposal for the training of primary school teachers regarding physics teaching practices that make use of active methodologies in remote classes. This training was based on a script of eight (8) classes, from where the conceptual approach was about acoustics, and the activities proposed in it made use of active methodologies and were thought for classes in times of pandemic. Thus, the objective of this is to analyze how teachers see the possibility of using active methodologies in hybrid teaching times from a script of classes focused on the Introduction to Acoustics. The study was conducted by twelve (12) teachers from basic education in the southwestern region from the state of Paraná, in a meeting lasting four (4) hours. The discussions took place via Google Meet. In the approach methodology, the inverted classroom proposal, peer instruction and method of Predicting, Interacting and Explaining (PIE) was adopted. The data obtained for the analysis were made through the application of a form with five (5) objective questions. The analysis methodology is qualitative. The results obtained were classified as: teacher training; remote physics education; learning to learn in pandemic. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho fundamenta-se numa proposta de formação de professores do ensino básico quanto a práticas de ensino de física que fazem uso de metodologias ativas em aulas remotas. Essa formação foi pautada num roteiro de oito (8) aulas, donde a abordagem conceitual foi sobre a acústica, e as atividades propostas nele faziam uso de metodologias ativas e foram pensadas para as aulas em época de pandemia. Desta forma, o objetivo deste é analisar como os professores veem a possibilidade de utilização das metodologias ativas em época de ensino híbrido a partir de um roteiro de aulas com foco na Introdução a Acústica. Participaram da pesquisa doze (12) professores do ensino básico da região sudoeste do estado do Paraná, em um encontro com duração de quatro (4) horas. As discussões aconteceram via plataforma do Google Meet. Na metodologia de abordagem foi adotado a proposta da sala de aula invertida, instrução por pares e o método do Predizer, Interagir e Explicar (PIE). Já os dados obtidos para a análise, se deram por meio da aplicação de um formulário contendo cinco (5) questões objetivas. A metodologia de análise é a qualitativa. Os resultados obtidos foram classificados em: formação docente; ensino remoto de física; aprendendo a aprender em época de pandemia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física/Ensino de Física | - |
Título: dc.title | O uso de metodologias ativas no ensino remoto de física: uma proposta de formação para professores do ensino básico | - |
Título: dc.title | The use of active methodologies in remote education: a training proposal for primary school teachers from the use of a script of lessons on acoustics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: