Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Marcia-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5824-0697-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9566810844019670-
Autor(es): dc.creatorVolpato, Marcio Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706265-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Promovendo discussões matemáticas: algumas ações do professor em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionIn order to deepen investigations about mathematical reasoning in the context of Higher Education, the general objective of this work is to investigate the actions of the teacher in the conduct of collective discussions, in the context of working with tasks of an exploratory nature in Differential and Integral Calculus classes, and its role in promoting mathematical processes. Designed as a qualitative and interpretive research, the study considers data from a first cycle of intervention carried out with a group of students an Engineering course at a public university, who were studying this discipline. As a result, we emphasize that students were given opportunities to express themselves (in general, through the actions of inviting and guiding/supporting), elaborating justifications and reflecting on aspects they had not previously thought about (through the action of challenging), “stimulating” their creativity and, consequently, strengthening your reasoning. Such moments expanded the student’s ability to reason mathematically, making them think, understand mathematical ideas and apply them.-
Descrição: dc.descriptionNo intuito de aprofundar investigações acerca do raciocínio matemático no âmbito do Ensino Superior, o objetivo geral deste trabalho é investigar as ações do professor na condução das discussões coletivas, no contexto do trabalho com tarefas de natureza exploratória em aulas de Cálculo Diferencial e Integral, e seu papel na promoção de processos do raciocínio matemático. Desenhado como uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, o estudo considera dados provenientes de um primeiro ciclo de intervenção realizado com uma turma de estudantes ingressantes em um curso de Engenharia de uma universidade pública, que cursavam essa disciplina. Como resultados, destacamos que foram oportunizados aos alunos momentos para se expressarem (em geral, pelas ações de convidar e guiar/apoiar), elaborarem justificativas e refletirem sobre aspectos nos quais não haviam pensado anteriormente (pela ação de desafiar), “estimulando” sua criatividade e, consequentemente, fortalecendo seu raciocínio. Tais momentos ampliaram a capacidade dos alunos de raciocinar matematicamente, fazendo-os pensar, compreender ideias matemáticas e aplicá-las.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo diferencial-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo integral-
Palavras-chave: dc.subjectDiscussões e debates-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning-
Palavras-chave: dc.subjectDifferential calculus-
Palavras-chave: dc.subjectCalculus integral-
Palavras-chave: dc.subjectDebates and debating-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleAções do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo-
Título: dc.titleTeacher actions to promote mathematical reasoning in moments of collective discussion in calculus classes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.