Proposta conceitual de jogo de cartas para crianças: o design auxiliando no desenvolvimento lógico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
Autor(es): dc.contributorLucca, André de Souza-
Autor(es): dc.contributorGraça, Rodrigo André da Costa-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Moisés Lemuel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706262-
Descrição: dc.descriptionThe playfulness used in learning has been studied since ancient Greece. What can be confirmed is that human beings learn in all possible ways, but childhood is where games are essential to improve child cognition. This project aims to understand and playfully apply concepts of mathematics and biology in a card game for children aged 6 to 10 years. A bibliographical research was carried out on playful teaching and the relationship between children and mathematics, on games that involve the theme and their objectives in relation to teaching. For the concepts to be explored in the rules of the game, information was sought in the curricular matrices of Elementary School I in Curitiba regarding mathematics and science with a focus on biology. For the game system, a bibliographical research on the subject was also necessary, where the main criteria to analyze in similar games and adapt in the proposal were established. From then onwards, the rules, dynamics and visual alternatives are structured. Simulations were carried out in design software and online board games, due to the impossibility of testing with the target audience. In the end, the Mirim card game system was developed, which could be a playful alternative to stimulate the learning of concepts of math and biology. We glimpse the possibility of new themes with other disciplines and mathematical equations that involve logic and more complex operations.-
Descrição: dc.descriptionO lúdico empregado na aprendizagem tem sido estudado desde a Grécia antiga. O que se pode confirmar é que o ser humano aprende de todas as formas possíveis, mas na infância é onde as brincadeiras são essenciais para o aprimoramento da cognição infantil. Este projeto tem como finalidade entender e aplicar de forma lúdica conceitos de matemática e biologia em um jogo de cartas para crianças de 6 a 10 anos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o lúdico no ensino e a relação do público infantil com a matemática, sobre os jogos que envolvem a temática e seus objetivos em relação ao ensino. Para os conceitos a serem explorados nas regras do jogo buscaram-se informações nas matrizes curriculares do Ensino Fundamental I de Curitiba no tocante à matemática e às ciências com foco na biologia. Para o sistema de jogo, também foi necessária uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, onde se estabeleceu os principais critérios para analisar em jogos similares e adaptar na proposta. A partir de então, estruturam-se às regras, dinâmicas e alternativas visuais. Realizaram-se simulações em softwares de design e jogos de tabuleiro online, devido à impossibilidade de testes com o público-alvo final, desenvolveu-se o sistema do jogo de cartas Mirim, que poderá ser uma alternativa lúdica para estimular a aprendizagem de conceitos de matemática e biologia. Vislumbra-se a possibilidade de novas temáticas com outras disciplinas e equações matemáticas que envolvam lógica e operações mais complexas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Design Gráfico-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectCartas de jogar-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Jogos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Jogos-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Jogos-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectPlaying cards-
Palavras-chave: dc.subjectChildren - Games-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Games-
Palavras-chave: dc.subjectBiology - Games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleProposta conceitual de jogo de cartas para crianças: o design auxiliando no desenvolvimento lógico-
Título: dc.titleConceptual proposal for a card game for children: design helping the logical development-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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