Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | - |
Autor(es): dc.contributor | Aires, João Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4367-9901 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5120480868145385 | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | - |
Autor(es): dc.contributor | Crisostimo, Ana Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9909-9300 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8037048007322886 | - |
Autor(es): dc.contributor | Aires, João Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4367-9901 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5120480868145385 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0432-5182 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4964620822134669 | - |
Autor(es): dc.creator | Aplewicz, Priscila Sirigate | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:17:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:17:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29095 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706248 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Equalizador de aprendizagem criativa: uma ferramenta avaliativa | - |
Descrição: dc.description | This dissertation investigated the effectiveness of a methodological approach based on Creative Learning through storytelling and its contributions to learning in science teaching. The school is a privileged space to establish connections and provide conditions to encourage students to take a more creative stance. But it is necessary to create these conditions for the student to develop skills and abilities and become a creative thinker. The approach of narratives or storytelling that is based on the concept that the student builds knowledge from concrete and active experimentation, can contribute to the development of the ability to think more creatively. The present study is supported by a constructionist perspective of Papert (1986) based on the Creative Learning defended by Resnick (2020). The methodological proposal was developed in two classes of the sixth year of Elementary School of a public school in Ponta Grossa, PR. The object of study was analyzed from the perspective of Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2016) of the narratives and productions made by the students and also by analyzing the responses to the evaluative instrument called Creative Learning Equalizer, developed and adapted by the researcher. The results point to evidence that working from the Creative Learning approach through narratives can be configured as an efficient methodology for the construction of knowledge in Science teaching, since the students presented terms related to the content addressed in their narratives, in addition to producing the scenarios satisfactorily. It was also verified that most of the students found themselves using or developing some creative ability from the analysis of the responses to the Creative Learning Equalizer, which is configured as an interesting procedural assessment tool for the teacher. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação investigou a eficácia de uma abordagem metodológica a partir da Aprendizagem Criativa por meio de narrativas e suas contribuições para a aprendizagem no ensino de ciências. A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e proporcionar condições para estimular os alunos a uma postura mais criativa. Mas é preciso criar essas condições para que o aluno desenvolva competências e habilidades e se torne um pensador criativo. A abordagem de narrativas ou storytelling que se sustenta no conceito de que o estudante constrói o conhecimento a partir de uma experimentação concreta e ativa, pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de pensar de forma mais criativa. Respalda-se o presente estudo, numa perspectiva construcionista de Papert (1986) baseada na Aprendizagem Criativa defendida por Resnick (2020). A proposta metodológica foi desenvolvida em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa, PR. O objeto de estudo foi analisado sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) das narrativas e produções feitas pelos alunos e também pela análise das respostas ao instrumento avaliativo denominado Equalizador de Aprendizagem Criativa, desenvolvido e adaptado pela pesquisadora. Os resultados apontam evidências de que trabalhar a partir da abordagem da Aprendizagem Criativa por meio de narrativas pode se configurar como uma metodologia eficiente para a construção do conhecimento no ensino de Ciências, uma vez que os alunos apresentaram termos relacionados ao conteúdo abordado em suas narrativas, além de produzirem os cenários de forma satisfatória. Verificou-se também que a maior parte dos alunos se percebeu utilizando ou desenvolvendo alguma habilidade criativa a partir da análise das respostas ao Equalizador de Aprendizagem Criativa, este se configurando como interessante ferramenta de avaliação processual para o professor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte de contar histórias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative ability in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Analysis of a methodological proposal from the perspective of creative learning through storytelling for science teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: