Criação de um tool box para o software ADVISOR com a arquitetura paralela de eixos separados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Fernanda Cristina-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Fernanda Cristina-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536-
Autor(es): dc.contributorSanticiolli, Fabio Mazzariol-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0003-2310-2774-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8056184116112798-
Autor(es): dc.contributorJanzen, Frederic Conrad-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8215-4510-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9154035815097979-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Julio Cesar Bortolini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27647-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706228-
Descrição: dc.descriptionFaced with factors such as global warming, increased pollution, the need for transportation, among others, governments and society together promote regulations and programs to reduce society’s impacts on the environment. Among the adopted initiatives, we can mention the efforts made by scientists in the research to develop energy storage systems with higher energy density and higher power density, and also seeking a solution that is less impactful on the environment. In this work, the objective is to create a toolbox for the ADVISOR software with the architecture of a parallel hybrid electric vehicle with separate axles. Changes were made to the block diagram of the PARALLEL_defaults_in architecture, present in the library of that software, changes that enabled the implementation of the objective proposed in this work. During the execution of this project, the problem of not using energy from regenerative braking arose. To solve this adversity, adjustments to the block diagram responsible for the equations related to energy regeneration through braking were necessary. The simulations were carried out by submitting each of the two vehicular structures to the NBR6601 urban driving cycle, considering that each architecture is capable of complying with the design parameters. The results showed a greater energy efficiency for the VEH Parallel-ES, presenting a positive point for this configuration.-
Descrição: dc.descriptionDiante de fatores como aquecimento global, aumento da poluição, necessidade de locomoção, entre outros, os governos em conjunto com a sociedade promovem regulamentações e programas para reduzir os impactos da sociedade sobre o meio ambiente. Dentre as medidas adotadas, podem ser citados os esforços realizados pelos cientistas em pesquisas para desenvolver armazenadores de energia com maior densidade de energia e maior densidade de potência, buscando uma solução menos impactante ao meio ambiente. Neste trabalho, o objetivo é criar uma tool box para o software ADVISOR com a arquitetura de um Veículo elétrico híbrido paralelo de eixos separados. Foram realizadas mudanças no diagrama de blocos da arquitetura PARALLEL_defaults_in, presente na biblioteca do referido software, mudanças estas que possibilitaram a implementação do objetivo proposto neste trabalho. Durante a execução do presente projeto surgiu o problema do não aproveitamento da energia oriunda da frenagem regenerativa, para solução desta adversidade foram necessários ajustes no diagrama de blocos responsável pelas equações relacionadas à regeneração de energia por meio da frenagem. As simulações foram realizadas submetendo cada uma das duas estruturas veícular ao ciclo de condução urbano NBR6601, tendo em vista que cada arquitetura é capaz de cumprir os parâmetros de projeto. Os resultados demonstraram uma maior eficiência energética para o VEH Paralelo-ES, apresentando um ponto positivo para esta configuração.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura de software-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware architecture-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulation-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleCriação de um tool box para o software ADVISOR com a arquitetura paralela de eixos separados-
Título: dc.titleCreation of a tool box for the ADVISOR software with the parallel architecture of separate axles-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.