Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorRissi, Debora Regina da Silva-
Autor(es): dc.creatorCruz, Ynaiara Kristhine Stopa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706224-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the results of a systematic literature review (RSL) that aimed to investigate how Critical Environmental Education is being addressed in initial and continuing teacher education. The research was carried out through works published in the following databases: Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information and Science and Technology, Bank of Theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel ­CAPES and in the journals in the area of Teachingin A1,A2 and B1 between 2000 and 2018. As a result of the 7.460 studies analyzed, only 16 addressed the theme of teacher education about Critical Environmental Education with the intuition to reflect on the political, economic, social and environmental aspects of the theme.Therefore,the results show the lack in the publications about Critical Environmental Education in the initial and continuous formation of teachers.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta os resultados de uma revisão sistemática de literatura (RSL) que teve como objetivo investigar de que forma a Educação Ambiental Crítica está sendo abordada na formação inicial e continuada de professores. A investigação foi realizada por meio de trabalhos publicados nos seguintes bancos de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Ciências e Tecnologia, Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES e nas revistas qualificadas na área de Ensino em A1, A2 e B1 entre 2000 e 2018. Como resultados dos 7.460 trabalhos analisados, somente 16 abordavam a temática de formação de professores a cerca da Educação Ambiental Crítica com intuído de refletir sobre os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais acerca da temática. Portanto os resultados evidenciam a carência nas publicações a respeito da Educação Ambiental Crítica na formação inicial e continuada de professores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleEducação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura-
Título: dc.titleCritical environmental education in the initial and continuing training of teachers: a systematic literature mapping-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.