Aulas práticas de ciências no ensino fundamental: um olhar bibliométrico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira dos-
Autor(es): dc.contributorSantos Junior, Elias Lira dos-
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.contributorAugustini, Márcia Antonia Bartolomeu-
Autor(es): dc.creatorLepri Junior, Antonio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28747-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706223-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the use of practical classes in the teaching of Sciences, from the perspective of bibliometry. Thus, one can verify the scenario of scientific productions on the subject, taking into account aspects such as the use of low­cost materials, as well as the use of digital technologies in simulators, software, websites and open educational resources, pointing out in which ways the academic­scientific production is addressing. The work allowed the elaboration of a Bibliographic Portfolio, divided into the four themes proposed for the analysis, being low cost materials, digital simulators, software and websites, aswell as Open Educational Resources. The results indicate as the main source of scientific dissemination articles in specialized journals, with their occurrence in the order of 69% of the cases. The disclosures that take into account the use of low­cost materials, simulators and websites in Science, classes are relatively few and recent, pointing to a scenario of possibilities and experiments, which provide the educator with the use of practices that increasingly appropriate their reality.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o uso de aulas práticas no ensino de Ciências, sob a ótica da bibliometria. Deste modo pode­-se verificar o cenário das produções cientificas sobre o tema, levando em consideração aspectos como a utilização de materiais de baixo custo, bem como o uso das tecnologias digitais em simuladores, softwares, websites e recursos educacionais abertos, apontando em quais caminhos a produção acadêmico ­científica está se debruçando. O trabalho possibilitou a elaboração de um Portfólio Bibliográfico, dividido nos quatro temas propostos para a análise, sendo materiais de baixo custo, simuladores digitais, softwares e websites, bem como Recursos Educacionais Abertos. Os resultados apontam como principal fonte de divulgação científica os artigos em revistas especializadas, sendo sua ocorrência na ordem de 69% dos casos. As divulgações que levam em conta a utilização de materiais de baixo custo, de simuladores e websites nas aulas de ciências são relativamente poucas e recentes, apontando para um cenário de possibilidades e experimentações, que propiciem ao educador a utilização de práticas que se adequem, cada vez mais, a sua realidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometria-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometrics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleAulas práticas de ciências no ensino fundamental: um olhar bibliométrico-
Título: dc.titleScience classes in elementary school: from the absence of laboratories for teaching creativity-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná ROCA

Não existem arquivos associados a este item.