Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pecoraro, Tatiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Pecoraro, Tatiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Descrovi, Elizabete Genedir | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
Autor(es): dc.creator | Marçal, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:17:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:17:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706221 | - |
Descrição: dc.description | This work was subject to the practice of storytelling in elementary school classes I and demonstrating the contribution of this practice to the development of reading and the aid to the teaching of science. Considering that children's stories are part of the world of child magic and enchantment, the data and reflections presented here reveal that storytelling is more of a fundamental reading strategy to form student-readers, as they enrich the Educational process in order to value the subjects making them critical and reflective, by ways in which reading becomes the world of the student and has the understanding of themselves and the world. Therefore, due to the necessity that the school universe has in forming citizens critical and creative readers, and that seek through reading discover new worlds and to unravel the sciences that is present in the stories of the following authors, Laura Herrera. Regina Siguemoto, Sonia Barros, Itaú collection of children's books, Pop-up books (Ten small animals, farm counting from 1 to 10, the shredder caterpillar of Sheridan Cain, Milton, May Shura, Isabella Carpaneda and Angelo Axe. In this way the research seeks through research and data if literature and playfulness contributes to the formation of readers and small scientists. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a prática de contação de histórias em turmas de Ensino Fundamental I e que demonstram a contribuição dessa prática para o desenvolvimento da leitura e o auxílio ao ensino de ciências. Considerando que as histórias infantis fazem parte do mundo de magia e encantamento das crianças, os dados e reflexões aqui apresentados revelam que a contação de histórias é mais uma estratégia de leitura fundamental para formar alunos-leitores, pois enriquecem o processo educacional de modo a valorizar os sujeitos, tornando-os críticos e reflexivos, por caminhos em que a leitura se torna o mundo do aluno e tem a compreensão de si e do mundo. Portanto, devido à necessidade que o universo escolar tem em formar cidadãos leitores críticos e criativos, e que busquem através das leitura descobrir novos mundos e a desvendar a ciências que está presente nas histórias dos seguintes autores, Laura Herrera. Regina Siguemoto, Sônia Barros, Coleção Itaú de livros infantis, livros Pop-up (Dez pequenos animais, Fazenda contando de 1 a 10, A lagarta trituradora de Sheridan Cain, Milton Célio, May Shuravel, Isabella Carpaneda e Ângelo Machado. Desse modo, a pesquisa busca, através de pesquisas e dados se a literatura e a ludicidade contribui para a formação de leitores e de pequenos cientistas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O ensinar ciências através da literatura infantil para o ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Teaching science through literature for teaching is based on | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: