Ludicidade: a pedagogia do brincar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Luciana Boemer Cesar-
Autor(es): dc.contributorPereira, Luciana Boemer Cesar-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorDalbosco, Maristela Delazeri-
Autor(es): dc.creatorLoreno, Janaina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29113-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706220-
Descrição: dc.descriptionThe present work of course conclusion had the objective to investigate the ways to promote a quality educational process through the playful attitude. Where the theme: "Ludicidade" finds as problematic: "What is the way to promote a pleasant, motivating, interesting and quality educational process by means of the playful attitude?" To reach the objective was realized study to detect, from the performances in classroom and what the students are most interested in and they bring you pleasure, enthusiasm, learning, which methods and techniques please you and make you learn better. Specifically we sought to: acquire a playful attitude, bringing all teachers, school community and contents of the curriculum to this new pedagogy of play and learn withpleasure and fun, making learning and knowledge whole-life baggage, actually seized and unseen and decorated for some time without meaning. We achieved this with the participation of parents, who together with their children made games, oys to enrich ourtoy library. There were many fairs of creativity and playfulness, the moments of the classes changed always adding a little time for the exchange of knowledge and playfulness. In order to refer theoretically to the research, we used authors that talk about playing as Carvalho (2001), Chateu (1987), Fantin (2000), Freire (1996), Friedman (2005), Kramer (1982), Lopes (2000 and 2002), Piaget (1968 and 1974) and Rousseau (1995). This research was qualitative, of the research type of field with descriptive character. It is concluded that it is the role of the modern teacher and attuned to the new model of student and society to seek different stimuli and techniques aimed at teaching with playfulness and pleasure, seeking the autonomy of the student to build their learning focused on reality and exchange experiences, always stimulating their constant participation and fun, in this meaningful and true learning.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar os caminhos para promover um processo educativo de qualidade por meio da atitude lúdica. Onde a temática: “Ludicidade” encontra como problemática: “Qual o caminho para promover um processo educativo prazerosos, motivador, interessante e de qualidade por meio da atitude lúdica? ”Para atingir o objetivo foi realizado um estudo para detectar, a partir das atuações sem sala de aula o pelo que os alunos mais se interessam e lhe traz mais prazer, entusiasmo, aprendizagens, e ainda, quais métodos e técnicas lhes agradam e lhes fazem aprender melhor. Especificamente buscou-se: adquirir uma atitude lúdica, trazendo todos os professores, comunidade escolar e os conteúdos do currículo para essa nova pedagogia do brincar e aprender com prazer e diversão, tornando aprendizados e conhecimentos bagagem para a vida inteira, realmente apreendida e não vistos e decorados por algum tempo sem significação. Conseguimos isso com a participação dos pais, que juntamente com seus filhos confeccionaram jogos, brinquedos para enriquecer nossa brinquedoteca. Foram realizadas muitas feiras de criatividade e ludicidade, os momentos das aulas mudaram sempre acrescentando um tempinho para a troca de saberes e a ludicidade. Para referenciar teoricamente a pesquisa foram utilizados autores que discorrem sobre o brincar como Carvalho (2001), Chateu (1987), Fantin (2000), Freire (1996), Friedman (2005), Kramer (1982), Lopes (2006), Oliveira (2000 e 2002), Piaget (1968 e 1974) e Rousseau (1995). Esta pesquisa foi qualitativa, do tipo pesquisa de campo com cunho descritivo. Conclui-se que é papel do professor moderno e antenado ao novo modelo de aluno e sociedade buscar diferentes estímulos e técnicas voltadas ao ensinar com ludicidade e prazer, buscando a autonomia do aluno construir seu aprendizado voltado a realidade e troca de experiências, sempre estimulando sua constante participação e diversão, nesse aprendizado significativo e verdadeiro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleLudicidade: a pedagogia do brincar-
Título: dc.titleLudicidade: the pedagogy of play-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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