Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.contributor | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Wilson Antonio Lopes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:17:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:17:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28803 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706218 | - |
Descrição: dc.description | Evaluative processes and instruments have always been recurrent themes of discussions present in school environments. The evaluation process, which was previously centered on the classification of students according to a single note that sought to represent the learning of a whole period, underwent transformations, and is currently understood as a reflection on the teaching methodologies used by the teacher. In this way, the objective of this work was to encourage the discussion about the use of a Virtual Moodle Learning Environment in the school evaluation process. Its construction went through two essential stages, the first related to a systematic revie of the literature on the use of the Moodle Platform in Science Education and the second aimed at the presentation of resources present in this virtual environment that can assist in the evaluation process. It was possible to observe that several researches point out the relevance of Moodle for students' learning on subjects related to Science and that it offers a wide range of resources and activities that can be used as assessment tools, mainly in the process of knowledge construction by of students. | - |
Descrição: dc.description | Processos e instrumentos avaliativos sempre foram temas recorrentes das discussões presentes nos ambientes escolares. O processo de avaliação, que antes era centrado na classificação dos estudantes segundo uma nota única que buscasse representar o aprendizado de todo um período, passou por transformações, sendo atualmente entendido como uma reflexão sobre as metodologias de ensino utilizadas pelo professor. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi fomentar a discussão sobre o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no processo de avaliação escolar. Sua construção passou por duas etapas essenciais, a primeira relacionada a uma revisão sistemática da literatura sobre o uso da Plataforma Moodle no Ensino de Ciências e a segunda voltada para a apresentação de recursos presentes neste ambiente virtual que podem auxiliar no processo de avaliação. Foi possível observar que diversas pesquisas apontam a relevância do Moodle para a aprendizagem dos estudantes sobre temas ligados as Ciências e que ele oferece uma ampla quantidade de recursos e atividades que podem ser utilizadas como instrumentos de avaliação, principalmente no processo de construção do conhecimento por parte dos estudantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shared virtual environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | O processo de avaliação por meio de um ambiente virtual de aprendizagem Moodle | - |
Título: dc.title | The evaluation process through a Moodle virtual learning environment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: