Limites do projetar experiências: saúde mental, artefatos digitais e a responsabilidade ética de designers

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Claudia Bordin Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Claudia Bordin Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorAmstel, Frederick Marinus Constant Van-
Autor(es): dc.contributorGuimaraes, Cayley-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fernanda Perbone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28447-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706211-
Descrição: dc.descriptionThis work intends to analyze and reflect about the ethical responsibilities of experience designers regarding the digital artifacts, the use of techniques for manipulating interfaces and the negative results for the users’ mental health. Based on recent reflections on the negative impacts of social networks during the pandemic, the development towards an increasingly digital, online and individual world is discussed, where there must be a professional concern about the effects of projects are deliver in the world. Through a qualitative survey with professionals from the community to understand the scenario and what is the general view on the subject, it was possible to identify that there is a constant constant dilemma between professionals regarding the ethical way of acting in their professional activities who needs a greater preparation about the responsibility about design for people. In this regard, a workshop was prepared to Web Design students with the aim of bringing to future professionals an ethical and responsible view of design and encouraging discussion and reflection among students. It is evident in this scenario that it is important to exercise critical and ethical thinking as experience designers, guaranteeing a role of professional responsibility for what is delivered to society.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca analisar e refletir as responsabilidades éticas de designers de experiências diante da concepção de artefatos digitais, os usos de técnicas para manipulação de interfaces e dos resultados negativos para a saúde mental dos usuários. A partir de reflexões recentes sobre os impactos negativos das redes sociais durante a pandemia, discute-se o desdobramento para um mundo cada vez mais digital, on-line e individual, onde deve existir uma preocupação profissional sob os efeitos colaterais dos projetos que designers colocam no mundo. Através de uma pesquisa qualitativa com profissionais da comunidade para perceber o cenário em que estamos e qual a visão geral sobre o assunto, foi possível identificar que há um constante dilema entre os profissionais no que se refere à maneira ética de agirem em suas atividades profissionais. Foi possível compreender também que é necessário haver uma maior preparação na formação desses profissionais a respeito da ética profissional e da percepção dos perigos causados se não houver consciência da influência do trabalho para as pessoas. Acerca disso, foi preparada uma oficina aos alunos de Web Design da UTFPR com o intuito de trazer para os futuros profissionais, uma visão ética e responsável sobre o design e fomentar a discussão e reflexão entre os alunos. Fica evidente nesse cenário, que é importante exercitar um pensamento crítico e ético enquanto designers de experiências, garantindo um papel de responsabilidade profissional sobre aquilo que é entregue para a sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Design Gráfico-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectMental health-
Palavras-chave: dc.subjectOnline social networks-
Palavras-chave: dc.subjectEthics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleLimites do projetar experiências: saúde mental, artefatos digitais e a responsabilidade ética de designers-
Título: dc.titleLimits of designing experiences: mental health, digital artifacts and the ethical responsibility of designers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.