Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otávio | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferraiol, Thiago Fanelli | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Amanda Araújo Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:17:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:17:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28456 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706193 | - |
Descrição: dc.description | This Final Paper aims to carry out an analysis regarding the mathematical themes present in the Study Plan of the Landless Rural Workers Movement and, specifically, to investigate its elaboration process. With this, it is hoped to better understand how these connections between school and reality were thought and concretized in this curricular document. For this, the research is divided into two stages: (i) a documentary analysis of the mathematical themes present in the Study Plan; and (ii) conducting interviews with people involved in the preparation of the Study Plan. In the first stage, it became evident that the mathematical themes present there were remarkably similar to what is usually seen in official curricular documents. Therefore, the research moved to the second stage, in which three people were interviewed who actively participated in the preparation of the Study Plan, especially in Mathematics. It was found that the Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica do Paraná were considered the minimum document to be contemplated in the Study Plan and the connections that should be made of the mathematical contents with the portions of reality were artificial, due to the difficulty in carrying out such articulation. | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar uma análise referente aos temas matemáticos presentes no Plano de Estudos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e, especificamente, investigar seu processo de elaboração. Com isso, espera-se melhor compreender como essas conexões entre escola e realidade foram pensadas e concretizadas nesse documento curricular. Para isso, a pesquisa divide-se em duas etapas: (i) uma análise documental dos temas matemáticos presentes no Plano de Estudos; e (ii) realização de entrevistas com pessoas envolvidas na elaboração do Plano de Estudos. Na primeira etapa, evidenciou-se que os temas matemáticos ali presentes eram muito parecidos com o que se costuma ver em documentos curriculares oficiais. Diante disso, a pesquisa caminhou para a segunda etapa, na qual foram entrevistadas três pessoas que participaram ativamente da elaboração do Plano de Estudos, especialmente da área de Matemática. Constatou-se que as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica do Paraná foram consideradas o documento mínimo a ser contemplado no Plano de Estudos e as conexões que deveriam ser feitas dos conteúdos matemáticos com as porções da realidade foram artificiais, devido à dificuldade em realizar tal articulação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação cooperativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Cooperative | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Temas matemáticos nos complexos de estudo: uma análise do plano de estudos do movimento dos trabalhadores rurais sem terra | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: