Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Marcele Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Juliana Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9454-0208 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5057745004926514 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Marcele Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Renata Graciele Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:17:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:17:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27516 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706153 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Prova-com-consulta-ao-caderno: uma possibilidade em práticas avaliativas formativas | - |
Descrição: dc.description | In the present study, it was carried out a reflection and a discussion about an assessment practice with the use of the instrument written-test-with-consultation-to-the-notebook. This is a qualitative nature investigation, with the general objective of presenting and discussing assessment practices that allow the student to consult the material produced by him, aiming to highlight the potential of this method in formal moments of Assessment. Therefore, this construct seeks to recognize the attached functions of Learning Regulation according to Hadji (1994). The assessment practice of this research was developed with students of a Differential and Integral Calculus III, an engineering course discipline at the Federal Technological University of Paraná - Campus Londrina. In order o carry out the study, students' written productions were analyzed, in a written-test-with-consultation-to-the-notebook after the teacher's written interventions, and it was also analyzed the written productions present in the responses to a questionnaire, whose objective was to collect the students' perceptions of participating in this evaluation practice. From the analyses, it was possible to recognize the use of the written-test-with-consultation-to-the-notebook as a driver of the functions attached to the concept of learning regulation, according to Hadji (1994), and the validation of the notebook use as powerful resource. The student's perception regarding the notebook's potential in formal evaluation moments led them to make changes in the way the notebook was built, which made it a powerful tool, capable of providing opportunities and regulating their own learning. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho foram realizadas uma reflexão e uma discussão a respeito de uma prática avaliativa com a utilização do instrumento prova-escrita-com-consulta-ao-caderno. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, com o objetivo geral de apresentar e discutir práticas avaliativas que permitem ao aluno consultar o material por ele produzido com vistas a evidenciar o potencial desse construto em momentos formais de Avaliação, buscando reconhecer as funções anexas da Regulação da Aprendizagem de acordo com Hadji (1994). A prática avaliativa desta pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III de um curso de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina. Para a realização do estudo, foram feitas análises das produções escritas dos estudantes, em uma prova-escrita-com-consulta-ao-caderno após as intervenções escritas da professora, e das produções escritas presentes nas respostas a um questionário, cujo objetivo era coletar as percepções dos estudantes em participar dessa prática avaliativa. A partir das análises, foi possível reconhecer a utilização da prova-escrita-com-consulta-ao-caderno como propulsora das funções anexas ao conceito de regulação da aprendizagem, de acordo com Hadji (1994), e a validação do uso do caderno como recurso potente. A percepção do aluno em relação ao potencial do caderno em momentos formais de avaliação levou-os a fazer modificações no modo de construir o caderno, o que o tornou um construto potente, capaz de oportunizar e regular a própria aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de Potencial de Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Potential Assessment Device | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Uma prática avaliativa formativa utilizando a prova-com-consulta-ao-caderno em uma disciplina de cálculo | - |
Título: dc.title | An assessment practice with the use of written-test-withconsultation-to-the-notebook in a calculus course | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: