Sequência de ensino: estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernandes, Rúbia Juliana Gomes-
Autor(es): dc.creatorSantos Junior, Guataçara dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28867-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706127-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo analisar quais os impactos que uma Sequência de Estudo - SE, pautada no ensino e aprendizagem da Estatística e Probabilidade, poderá causar para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a intenção de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, com enfoque qualitativo de cunho interpretativo numa turma de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação da cidade de Curitiba. A fundamentação teórica pauta-se em autores que abordam o ensino de Estatística e Probabilidade, bem como as competências de letramento, pensamento e raciocínio estatístico, como: Cazorla (2002, 2006, 2008), Lopes (2003, 2008, 2010a, 2010b), Silva (2007), Cazorla, Kataoka e Silva (2010), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011), dentre outros. Inicialmente realizou-se uma análise prévia com relação aos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade que os alunos possuíam, por meio de um instrumento diagnóstico (pré-teste). Na sequência trabalhou-se uma sequência de ensino voltada aos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade, utilizando dados coletados na turma, ou seja, contextualizados. Assim, constatou-se, durante o trabalho com a SE, grande interesse, disposição e entusiasmo dos alunos para realização das atividades, além do envolvimento mais acentuado com relação aos conteúdos em questão. Os resultados das análises referentes ao desempenho e aproveitamento dos alunos após o trabalho (pós-teste) com a SE evidenciaram que a proposta favoreceu para que houvesse avanços relevantes quanto à apropriação dos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade dos alunos, em relação à representação tabular e gráfica, probabilidade, combinatória e média aritmética. Apesar disso, é importante destacar que, mesmo com os progressos obtidos, os alunos não compreenderam plenamente todos os conhecimentos sistematizados, ficando latente a necessidade do desenvolvimento de outros encaminhamentos pedagógicos de tais conteúdos. Para esta pesquisa foi elaborado um material didático de apoio, para os professores que atuam no nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando uma SE envolvendo os conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade, a qual está anexada nesta dissertação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEDUTFPR-
Publicador: dc.publisherReitoria-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidades - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectStatistics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilities - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSchool children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleSequência de ensino: estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.