Concepções sobre DNA, cromossomos e genes, de alunos concluintes do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGhisi, Nédia de Castilhos-
Autor(es): dc.contributorGhisi, Nédia de Castilhos-
Autor(es): dc.contributorTessaro, Dineia-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Zinara Marcet de-
Autor(es): dc.creatorMielczarski, Raquel Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:17:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:17:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706102-
Descrição: dc.descriptionThis study presents the results of a research carried out with students of the third year of high school, whose theme was to identify their conceptions about DNA, chromosomes and genes. Genetics is a key area of science that has been going through greatst rides. However, it is still seen as difficult content, both by students and teachers, and superficially worked in schools. Although issues such as transgenics organisms, cloning and the use of embryonic stem cells are often in the media, many students are unaware of these facts. Studies indicate that students who complete high school have low knowledge in this area. The main objective of this study is to analyze the knowledge about Genetics from graduating high school students in the city of Cachoeira do Sul, RS. For this, a memory game and a questionnaire about Genetic subjects were applied to high school graduates. Thirteen high school students from a public (notpaid) school participated in the activity. From the analysis of the results of the application of the game and the questionnaire it was possible to verify that the students have low knowledge in Genetics and misconceptions when it comes to DNA, genes and chromosomes. The game proved to be a useful tool for teaching biology, arousing student's interest and willingness to learn.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, a qual teve como tema identificar suas concepções sobre palavras como DNA, cromossomos e genes. A Genética é uma área extremamente importante da Ciência que vem passando por grandes avanços. No entanto, ainda é vista como um conteúdo difícil, tanto por alunos como por professores, e trabalhada de forma superficial nas escolas. Apesar de assuntos como organismos transgênicos, clonagem e utilização de células - tronco estarem frequentemente na mídia, muitos estudantes desconhecem estes fatos. Estudos indicam que alunos que concluem o ensino médio apresentam baixo conhecimento nesta área. O objetivo principal deste trabalho foi analisar os conhecimentos sobre Genética de alunos concluintes do ensino médio do município de Cachoeira do Sul, RS. Para isto, foi aplicado um jogo da memória e um questionário sobre assuntos da área de Genética a alunos concluintes do ensino médio. Participaram da atividade 13 alunos do ensino médio de uma escola pública. A partir da análise dos resultados da aplicação do jogo e do questionário foi possível constatar que os estudantes apresentam baixo conhecimento em Genética e concepções equivocadas quando se trata de DNA, genes e cromossomos. O jogo mostrou-se uma boa ferramenta para o ensino de biologia, despertando o interesse e a vontade de aprender dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGenetics-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleConcepções sobre DNA, cromossomos e genes, de alunos concluintes do ensino médio-
Título: dc.titleConceptions about DNA, chromosomes and genes by high school graduates-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.