Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Morgana Suszek | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7576-2937 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0497756801594713 | - |
Autor(es): dc.contributor | Menon, Mauricio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0277021640443026 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Morgana Suszek | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0002-7576-2937 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0497756801594713 | - |
Autor(es): dc.contributor | Consolin Filho, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0002-4847-0701 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5820606948533146 | - |
Autor(es): dc.creator | Pompeo, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:17:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:17:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27612 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706092 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Waterland e os poderes das águas | - |
Descrição: dc.description | Natural resources, more precisely soil and water, are increasingly approaching a collapse on quality. The quantity of both remains in the same proportion when compared to previous centuries, but the same cannot be said about the quality that directly reflects on all forms of life. The impacts on the environment can be of natural or anthropogenic origin, the first is insignificant when compared to the impacts caused by humans, which are responsible for accelerating the degradation processes. Thus, this work aims to develop a methodology for the creation of an environmental education book, which aims to raise social environmental awareness, especially about water. The methodology consists first of how to write and how to simultaneously draw a fictional paradidactic work in a fine line, organized in its plot, writing, illustration, relation of water resources, characters and powers, then elaborating the final product. The result is the eight-chapter work entitled Waterland and the Powers of Water in which the characters are the parameters of water quality in an exciting adventure to save water resources from pollution. The connection of a story that involves emotion, art, science and water resources demonstrates how much potential this type of work has on the human being, since the playfulness so present in electronic and printed media steals society's attention, thus, environmental education leaves its comfort zone and installs itself exactly where society's eyes are turned . | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Os recursos naturais, mais precisamente o solo e água aproximam-se cada vez mais de um colapso sobre a qualidade. A quantidade de ambos continua na mesma proporção quando comparado aos séculos anteriores, mas o mesmo não se pode dizer sobre a qualidade que reflete diretamente em toda forma de vida. Os impactos sobre o meio podem ser de origem natural ou antrópica, o primeiro é insignificante quando comparado aos impactos provocados pelos humanos, dos quais são responsáveis por acelerar os processos de degradação. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo elaborar uma metodologia para a criação de um livro de educação ambiental, que almeja a sensibilização ambiental social principalmente sobre a água. A metodologia consiste primeiramente em como escrever e como desenhar simultaneamente uma obra ficcional paradidática numa linha tênue, organizada em seu enredo, redação, ilustração, relação dos recursos hídricos, personagens e poderes, elaborando então o produto final. O resultado é a obra de oito capítulos intitulada Waterland e os poderes das águas em que os personagens são os parâmetros de qualidade das águas numa aventura emocionante para salvar os recursos hídricos contra a poluição. A conexão de uma história que envolve emoção, arte, ciência e recursos hídricos, demonstram o quão potencial este tipo de trabalho é sobre o ser humano, uma vez que a ludicidade tão presente nos meios eletrônicos e impressos roubam a atenção da sociedade, sendo assim, a educação ambiental sai de sua zona de conforto e se instala exatamente onde estão voltados os olhos da sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de recursos hídricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water resources development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental | - |
Título: dc.title | Literary work and illustration, using water quality parameters as teaching material for environmental education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: