Proposta de ferramenta de avaliação de competências socioemocionais de discentes universitários no contexto da educação 4.0 e 5.0

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontes, Joseane-
Autor(es): dc.contributorSilva, Leonardo Breno Pessoa da-
Autor(es): dc.contributorPontes, Joseane-
Autor(es): dc.contributorYoshino, Rui Tadashi-
Autor(es): dc.contributorTreinta, Fernanda Tavares-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Bernardo Perota-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:16:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:16:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705973-
Descrição: dc.descriptionIndustry 4.0 was driven by the intelligent use of the internet in the productive environment. In addition, Industry 5.0 introduces human and holistic concepts to labor relations. However, Industry 4.0 and 5.0 are not only related to the revolution in productive environments and the labor market, as professionals will need to adapt and develop the skills necessary to face these challenges. In this context, Education 4.0 and 5.0 emerges, terms that relate education to the concepts and pillars of Industry 4.0 and 5.0, enabling adequate training to qualify and requalify such professionals to the market, in addition to familiarizing students with emerging technologies and ensuring greater approximation of professionals with skills with human and holistic attributes, the socalled socioemotional skills. Therefore, this paper aims to identify the main socioemotional skills aimed at training professionals in the face of the Fourth and Fifth Industrial Revolution. For this, a Systematic Literature Review was carried out using the PRISMA Methodology, based on the terms of Industry 4.0, Education and Skills, with a final portfolio of 40 articles, analyzed using the QSR NVIVO [trade mark] software version 12. Based on In this research, it was possible to align fundamental socioemotional skills in the context of Education 4.0 and 5.0 and to develop an assessment tool in the form of a questionnaire to be applied to higher education. Through this, it is possible to measure the degree of development of these socioemotional skills and qualify and requalify the workforce according to their needs for adaptation in the context of Industry 4.0 and 5.0.-
Descrição: dc.descriptionA Indústria 4.0 foi impulsionada pela utilização inteligente da internet no ambiente produtivo. Em complemento, a Indústria 5.0 introduz conceitos humanos e holísticos às relações de trabalho. Porém, não somente relacionado a revolução dos ambientes produtivos e mercado de trabalho caracterizam-se a Indústria 4.0 e 5.0, já que os profissionais precisarão se adequar e desenvolver as competências necessárias para enfrentar esses desafios. Neste contexto surge a Educação 4.0 e 5.0, termos que relacionam a educação aos conceitos e pilares da Indústria 4.0 e 5.0, possibilitando a formação adequada para qualificar e requalificar tais profissionais ao mercado, além de familiarizar os discentes com as tecnologias emergentes e garantir maior aproximação dos profissionais com as competências com atributos humanos e holísticos, as chamadas competências socioemocionais. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo identificar as principais competências socioemocionais voltadas para a formação de profissionais diante da Quarta e Quinta Revolução Industrial. Para isso, foi realizado uma Revisão Sistemática de Literatura por meio da Metodologia PRISMA, a partir dos termos de Indústria 4.0, Educação e Competências, sendo o portfólio final de 40 artigos, analisados por meio do Software QSR NVIVO [marca registrada] versão 12. Com base na pesquisa realizada, foi possível alinhar competências socioemocionais fundamentais diante do contexto da Educação 4.0 e 5.0 e elaborar uma ferramenta de avaliação em forma de questionário a ser aplicada ao ensino superior. Através desta, é possível medir o grau de desenvolvimento dessas competências socioemocionais e qualificar e requalificar a mão de obra de acordo com suas necessidades para adaptação no contexto da Indústria 4.0 e 5.0.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências essenciais-
Palavras-chave: dc.subjectIndústrias-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectCore competencies-
Palavras-chave: dc.subjectIndustries-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleProposta de ferramenta de avaliação de competências socioemocionais de discentes universitários no contexto da educação 4.0 e 5.0-
Título: dc.titleProposed tool for the assessment of soft skills of university students in the context of 4.0 and 5.0-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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