Desenvolvimento de um jogo da memória para deficientes visuais em formato de audiogame, utilizando os conceitos de inteligência artificial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Marcella Scoczynski Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorPilatti, Luiz Alberto-
Autor(es): dc.contributorMartins, Marcella Scoczynski Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorPilatti, Luiz Alberto-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Cristhiane-
Autor(es): dc.contributorBaroncini, Virgínia Helena Varotto-
Autor(es): dc.creatorPereira, Gabrielly de Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:16:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:16:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705940-
Descrição: dc.descriptionThe objective of the proposed project is the development of a memory game in audiogame format, for the inclusion of visually impaired people in society. The methodology used was the Python Programming Language, based on the concepts of artificial intelligence, especially voice recognition. In addition, there was a validation in a semistructured interview format. The expected results obtained through qualitative and quantitative research, reached the initial objectives, such as helping the development of skills, leisure and fun for the visually impaired and contributing to a more inclusive society.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do projeto proposto é o desenvolvimento de um jogo da memória em formato de audiogame, para a inclusão de deficientes visuais na sociedade. A metodologia utilizada foi a Linguagem de Programação Python, com base nos conceitos de inteligência artificial, em especial o reconhecimento de voz. Além disso, houve uma validação em formato de entrevista semiestruturada. Os resultados esperados obtidos através das pesquisas qualitativas e quantitativas, alcançaram os objetivos iniciais, como o auxílio ao desenvolvimento das habilidades, lazer e diversão dos deficientes visuais e contribuição para uma sociedade mais inclusiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Engenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial - Aplicações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence - Educational application-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with visual disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleDesenvolvimento de um jogo da memória para deficientes visuais em formato de audiogame, utilizando os conceitos de inteligência artificial-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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