Desenvolvimento de uma experiência investigativa com célula fotovoltaica para o ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorSouza, Jennifer Caroline de-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:16:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:16:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705932-
Descrição: dc.descriptionThis monograph presents the result of the developing work of an investigative experience with a photovoltaic cell for science teaching. Energy and related concepts from different disciplines, mainly Natural Sciences and Socil Sciences, in addition to Mathematics and Portuguese Language, are built integrating the Freire'sandthe CTSA approach­ science,technology,society and environment. The development of a simple and low­cost investigative experience proved tobe technically and economically feasible to be applied to groups of high school students. Designed for different levels of investigative experience, through this activity, several concepts related to the generation of photovoltaic energy canbe constructed. The proposed following teaching allows the problematization of the solar energy theme and reflection son the Brazilian energy matrix in line with the objectives of the 2030 agenda.-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia apresenta o resultado do trabalho de desenvolvimento de uma experiência investigativa com célula fotovoltaica para o ensino de ciências. Energia e conceitos correlatos de diversas disciplinas, principalmente de Ciências da Natureza e Ciências Sociais, além de Matemática e Língua Portuguesa, são construídos integrando-­se a abordagem freiriana e o enfoque CTSA ­ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. O desenvolvimento de uma experiência investigativa simples e de baixo custo mostrou­-se técnica e economicamente viável para ser aplicado a grupos de alunos de ensino médio. Pensada para os diferentes níveis de experiência investigativa, por meio dessa atividade, diversos conceitos relacionados à geração de energia fotovoltaica podem ser construídos. A sequência didática proposta permite a problematização do tema energia solar e reflexões sobre a matriz energética brasileira em consonância com os objetivos da agenda 2030.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de energia fotovoltaica-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia - Fontes alternativas-
Palavras-chave: dc.subjectPhotovoltaic power systems-
Palavras-chave: dc.subjectSocial sciences-
Palavras-chave: dc.subjectRenewable energy sources-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleDesenvolvimento de uma experiência investigativa com célula fotovoltaica para o ensino de ciências-
Título: dc.titleDevelopment of a photovoltaic cell investigative experience for science education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.