Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otávio | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Marcia | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Bruna Angelis de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:16:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:16:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28458 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705867 | - |
Descrição: dc.description | This qualitative and interpretative research has the theme of Exploratory Tasks and Mathematical Reasoning. The objective is to analyze the mathematical reasoning processes mobilized by students of a 2nd year high school class when solving an exploratory mathematical task and actions of the teacher in the face of this task. To this end, in this study we conducted a theoretical discussion about mathematical reasoning and the processes related to it, about the actions of teachers who support mathematical reasoning and about tasks of an exploratory nature, based on studies carried out by several authors. The data that make up the corpus of analysis of this research were collected by audio and video records, during the performance of the exploratory task in the respective class. The results show that the teacher's actions contribute to the process of identifying patterns, formulating conjectures, justification and generalization, highlighting the potential that teaching actions can have in the development of students' mathematical reasoning. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, de característica qualitativa e interpretativa, tem como tema Tarefas Exploratórias e o Raciocínio Matemático. O objetivo é analisar os processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio ao resolverem uma tarefa matemática de caráter exploratório e ações da professora diante desta tarefa. Para isso, neste presente estudo realizamos uma discussão teórica a respeito do raciocínio matemático e dos processos relacionados a ele, sobre ações de professores que apoiam o raciocínio matemático e sobre tarefas de natureza exploratória, tendo como embasamento estudos realizados por diversos autores. Os dados que compõe o corpus de análise dessa pesquisa foram coletados por registros de áudio e vídeo durante a realização da tarefa exploratória na respectiva turma. Os resultados apontam que as ações da professora contribuem para os processos de identificação de padrões, formulação de conjecturas, justificação e generalização, evidenciando o potencial que as ações docentes podem ter no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reasoning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Numeracy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Tarefas exploratórias e raciocínio matemático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: